Cobertura RD Summit 2015: evolução digital do marketing mudou modelos de negócio
Mais de 3,2 mil pessoas e 160 palestrantes participaram do evento promovido em Florianópolis (SC) pela Resultados Digitais Dois dias repletos de palestras, debates e novas tendências em marketing digital. O RD Summit 2015, promovido pela Resultados Digitais e que encerrou na última sexta-feira (30.10), levou 3,2 mil pessoas de todo o país ao Centrosul, em Florianópolis (SC). Ao todo, foram mais de 160 palestras de especialistas e profissionais nacionais e internacionais, em keynotes e oito trilhas diferentes (agências, tecnologia, gestão e estratégias, conceitos e fundamentos de marketing, técnicas avançadas, e-commerce e educação). O primeiro dia do evento destacou, entre inúmeros debates, como a evolução digital mudou a forma de consumo e, em especial, os novos modelos de negócio. As novas tecnologias viabilizam esta mudança de cenário, mas vários especialistas e painelistas internacionais defenderam que, mais do que a tecnologia, o sucesso das iniciativas no mundo digital dependem de fatores como experiência do usuário e geração de valor para os clientes. Um dos temas mais destacados foi o conceito de ?sucesso do cliente?? (customer sucess), apresentado no keynote de Lincoln Murphy, especialista e consultor: ?o resultado desejado é entregar não só o que se cumpriu, mas medir de que forma isso gerou valor para o negócio??. Outros painelistas que apresentaram conceitos inovadores foram Sujan Patel, referência em growth hacking; Wil Reynolds, apresentando novas abordagens em SEM e SEO; e Max Altschuler, que destacou como procurar o cliente ideal e como entregar a mensagem certa no melhor timing possível. Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, usou o exemplo da própria RD para mostrar como é possível crescer de forma exponencial por meio de ações de marketing digital: a empresa saltou de 83 clientes em 2012 para cerca de 3 mil neste ano. Para ele, o marketing atual está muito mais atrasado do que o comportamento do consumidor. ?Enquanto os usuários já estão utilizando de forma ativa os meios online, muitas empresas ainda insistem em técnicas ultrapassadas e caras para conquistar clientes??, definiu. Além das palestras, o RD Summit realizou, na sexta-feira, a entrega do Prêmio Agência de Resultados, que destacou as empresas que atuam com inbound marketing que mais geraram retorno e negócios para seus clientes. A principal vencedora foi a Clint.Digital, de Florianópolis, eleita a ?Agência do Ano?? e vencedora também nas categorias ?Colaboração para o Produto??, ?Maior Receita Recorrente Mensal (MRR)?? e ?Espada Ninja na Vitrine??. Outras agências vencedoras foram a Dialetto, de Florianópolis (SC), na categoria ?Melhor Campanha Integrada??; a Eleva Consultancy, de São José dos Campos (SP), premiada em “Máquina de Geração de Leads; a GooMark, de São Paulo, primeira colocada em ?Carteira de Clientes??; e a Inteligência Network, também de Florianópolis (SC), na categoria ?Sucesso dos Clientes??. O RD Summit contou também com uma feira de negócios com a participação de dezenas empresas e agências que atuam na área de tecnologia, marketing digital e...
Leia MaisCobertura RD Summit 2005: marketing digital, um caminho para atrair e reter alunos
Por Marcela Lin, especial para o TI SC Foi-se o tempo em que sobravam candidatos em busca de uma vaga em instituições de ensino. As escola e faculdades nem precisavam se esforçar para lotar as salas de aula com a grande demanda de pessoas interessadas em estudar. Hoje isso mudou e há grande concorrência com mais instituições privadas e públicas ofertando cursos em diversos níveis e modalidades. E se não bastasse a dificuldade para atrair candidatos, a retenção de alunos também tem sido um problema diante dos crescentes índices de evasão escolar. Um dos caminhos indicados para as instituições de educação lidarem com esses desafios é investir no marketing digital. Esse mercado tem tanto potencial de crescimento que, no RD Summit 2015, maior evento do tema no Brasil, uma trilha de palestras foi voltada exclusivamente para a área da educação. A possibilidade de mensurar as ações, segmentar o público e gerar mais resultados com menos investimento são motivos pelos quais as instituições educacionais devem investir em marketing digital segundo o diretor Comercial e de Marketing da W/Pensar, Pedro Gigante. Para ele, ações de inbound marketing, por exemplo, ajudam as empresas a lidar com a evasão escolare a conseguir novos alunos. ?O aluno vai sempre consumir conteúdo gratuito. Seja, portanto, a sua empresa a produtora desse conteúdo??. Pedro Gigante, diretor Comercial e de Marketing da W/Pensar. Dicas para sua instituição de ensino investir em inbound marketing O inbound marketing tem se apresentado como um dos caminhos para as instituições de educação não só conquistarem novos alunos, como também para manterem os atuais estudantes. Se a sua instituição ainda não sabe por onde começar, confira as dicas que o gestor do segmento de Educação da Resultados Digitais, Gabriel Lopes, deu em sua palestra no RD Summit 2015: Defina seu objetivo: antes de começar a investir em inbound marketing, decida qual é a sua meta. Você quer preencher as vagas de uma turma ou lançar um curso novo? Saber qual é o seu objetivo é fundamental para produzir um conteúdo assertivo e que traga o resultado esperado. Escolha o seu público: o público do mercado educacional pode ser segmentado em possível candidato, inscrito, avaliado, convocado e matriculado. ? importante determinar em qual frente você quer atuar para poder personalizar o conteúdo e as ações e também para saber em que momento agir. Faça testes e melhorias nas ações: o marketing digital oferece números e métricas que indicam o melhor caminho de trabalho. Não tenha receio de testar e descobrir o que funciona.Invistaentão no que gera mais resultado e corte o investimento que não está valendo a pena. Comece já: o inbound marketing funciona muito para instituições de educação, mas para isso é preciso dar o primeiro passo. Portanto, não perca tempo e invista já em ações desse...
Leia MaisCobertura RD Summit 2015: Como funciona a cabeça de quem você quer atingir
Por Lisiane Moraes Você já reparou se age mais de forma racional ou emocional? ? importante conhecer as suas atitudes, assim como é extremamente relevante para os negócios entender como o seu lead age em cada etapa do funil de vendas. Quando você sabe em qual momento da jornada de compra o seu cliente toma decisões racionais e emocionais fica mais fácil usar as estratégias certas para alcançá-lo. Compartilharemos a seguir os principais tópicos abordados por Rogerio Chequer, durante o RD Summit 2015. Ele é sócio da SOAP e especialista em vendas, marketing e mercados financeiros. A mudança de emprego, a compra de um carro ou de uma casa, todas as decisões importantes que tomamos ativam nosso emocional ou racional. Quando movido pela emoção você não consegue explicar os motivos, apenas sabe que aquela é a opção preferida. Já quando a razão determina a escolha, é possível medir as consequências e avaliar prós e contras. A história, nossa educação e nossa formação, consideram a razão mais importante no momento da tomada de decisões, já dizia René Descartes: ?a razão é nobre??. Porém, a emoção precisa fazer parte da tomada de decisão. Estudos de neurociência apontam que a tomada de decisões passa pela emoção antes de chegar à razão. Quando há um excesso de variáveis, é comum que nosso lado racional busque subsídios na emoção, para simplificar o processo e efetivamente decidir. O processo de venda também é um momento de decisão, então você precisa entender como funciona a cabeça de quem você quer atingir. Confira 4 estratégias para atrair leads e maximizar suas chances de sucesso. 1) Desperte o interesse Este é momento de fisgar o seu lead, uma técnica para fisgar a atenção é fazer questionamentos, pois enquanto o cérebro busca respostas para as suas perguntas, tudo o que está em volta some. Perguntas são poderosas, elas tiram a atenção de outras coisas. Outras formas de despertar o interesse são: surpreender com informações, que podem ser dados de mercado, estatísticas e outros elementos relevantes. Metáforas também podem criar conexão entre coisas diferentes, que aparentemente não têm conexão, isto costuma atrair. Além disso, também tem humor, drama e provocações, mas saiba usar na medida certa. 2) Storytelling Você já percebeu que vamos ao cinema depois de um dia cansativo, ficamos acordados numa sala escura, sentados numa cadeira confortável e não dormimos? A história contada no cinema, em geral, tem altos e baixos e isso prende a nossa atenção. Use esta técnica no seu blog, nas suas reuniões e apresentações de produtos ou serviços. Esqueça a prática comum de apresentar a sua empresa só com altos, lembre-se que um filme só de coisas boas é cansativo. Compartilhe situações reais, conte histórias para engajar. Se já houve problemas, conte como eles foram resolvidos, são os altos e baixos. 3) Visual A apresentação visual da sua empresa ou do seu produto está muito ligada à sensação emocional que você transmite. O visual remete ao emocional através de sensações e mensagens subliminares que dizem muito sobre a ?sensação de profissionalismo??, que não está diretamente ligada ao seu profissionalismo, mas ao sentimento que você desperta nas pessoas. Tenha cuidado com o material visual, ela aciona o circuito emocional com grande rapidez. 4) Empatia Promova empatia, seja...
Leia MaisRD Summit: Maior evento de marketing digital do país dobra público em 2015
Na próxima quinta-feira (29), Florianópolis recebe o maior evento de marketing digital e vendas do país, o RD Summit 2015, organizado pela Resultados Digitais. Durante os dias de programação, o Centrosul receberá mais de 3 mil pessoas para uma maratona de mais de 100 palestras – entre keynotes internacionais, profissionais e empreendedores que são referência na área no país – divididas em oito trilhas diferentes: gestão e estratégias, marketing, tecnologia, e-commerce, educação, agência, vendas e sucesso do cliente. Uma feira de negócios vai apresentar dezenas de empresas que desenvolvem produtos, soluções e serviços destinados ao mercado digital. Em sua terceira edição, o RD Summit terá mais do dobro do tamanho da edição anterior, quando recebeu cerca de 1,3 mil pessoas. No primeiro ano do evento, em 2013, foram cerca de 300 participantes. O crescimento do evento mostra como o interesse pelo marketing digital ultrapassa o nicho de agências de comunicação e de empresas de tecnologia – neste ano, mais de 40 empresas patrocinam o Summit. ?Estamos investindo para que os participantes, que vêm de todas as regiões, tenham a experiência de estar em um evento que está entre os melhores do mundo nesta área, sem ter que sair do país?? André Siqueira, cofundador e diretor de marketing da Resultados Digitais. Entre os nomes internacionais escalados para os keynotes estão Max Altschuler, um dos principais gurus de sales hacking nos EUA; Lincoln Murphy, empreendedor e consultor em growth hacking para empresas de software como serviço (SaaS); Wil Reynolds, fundador da Seerinteractive, agência especializada em SEM e SEO; e Sujan Patel, co-fundador da ContentMarketer e da Narrow.io, e responsável por estratégias de marketing digital para grandes empresas, como a Sales Force e a Mint. Ainda há inscrições abertas, sujeitas a sold out, por meio do site...
Leia MaisEducação Fora da Caixa: encontro compartilha práticas inovadoras e tendências
Evento que acontece em Florianópolis no dia 22.10 vai delinear ações para o futuro do ensino em SC O compartilhamento de práticas educacionais inovadoras e as tendências para a educação no século XXI estarão no centro das discussões no Encontro Nacional de Inovação na Educação ? Educação Fora da Caixa, que acontece nesta quinta-feira (22.10), no Centro de Inovação ACATE – CIA Primavera, em Florianópolis. Será um dia inteiro com palestras e painéis, a partir das 8h30, que tem como objetivo delinear ações para o futuro do ensino em Santa Catarina. Realizado pela Vertical Educação da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDS), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede Catarinense de Inovação (RECEPETi), o evento trará referências internacionais em educação, com participações da Open University da Inglaterra, Instituto Natura, Fundação Telefônica Vivo, Prêmio Professores do Brasil, Escola Lumiar, Colégio Santa Cruz e os projetos Gente e Virada Educação. ?Discutir a inovação é fundamental, mas ela só acontece quando a vivenciamos. Do ponto de vista tecnológico, é preciso compreender que produtos inovadores na educação não podem ser isolados neles mesmos. Em Santa Catarina, captamos as iniciativas maduras e consolidadas de empresas e as inserimos em um contexto. Estamos criando um conceito em que as empresas atuam em grupo para atender as necessidades da escola em tecnologia?? Silvio Kotujansky, diretor da Vertical Educação da ACATE O evento nacional também contará com os lançamentos do Programa Educação Fora da Caixa, voltado à inovação nas escolas em Santa Catarina, e do portifólio de recursos tecnológicos mapeados pelo Cluster de Inovação em Educação de Santa Catarina. As iniciativas da SDS e RECEPETi, com a colaboração da Vertical Educação da ACATE, pretendem integrar atores do governo, das empresas e de instituições de ensino superior no Estado, a fim de estimular a cooperação e melhorar a educação. O Encontro Nacional de Inovação na Educação ? Educação Fora da Caixa tem como apoiadores: Secretaria de Estado da Educação (SED), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Instituto Internacional de Inovação (I3), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-SC). A programação completa e as informações sobre inscrições estão disponíveis no site oficial...
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