FAPESC lança Prêmio de Inovação em SC 2011
As empresas inovadoras de Santa Catarina, de todos os portes, terão a oportunidade de se inscrever na segunda edição do Prêmio Prof. Caspar Erich Stemmer de Inovação em Santa Catarina. Os prêmios variam entre R$ 5 mil e 120 mil. As inscrições podem ser feitas até dia 28 de fevereiro de 2011. A realização é da FAPESC.
Leia MaisHaco apresenta sistema de personalização de etiquetas no e-commerce
A Haco colocou em operação no início de dezembro uma nova loja online voltada ao consumidor final: a Haco Virtual. A empresa é líder mundial na produção de etiquetas, produzindo cerca de 3 bilhões de peças por ano, e detém mais de 70% do mercado no Brasil além de exportar para mais de 30 países. Na nova loja da empresa, que tem sede em Blumenau, é possível criar sua própria etiqueta, transfer, aplique e diversos outros produtos e receber em casa uma única peça ou pequenas quantidades. Tudo isso por meio de um sistema de personalização desenvolvido pela Morphy, agência interativa de Blumenau. Os produtos da Haco Virtual podem ser visualizados pelo usuário enquanto estão sendo criados, simulando a versão final de cada produto. A variedade de produtos é muito grande, contendo desde etiquetas para identificar roupas e uniformes das crianças até identificadores de bagagem ou produtos para os bichinhos de estimação, como coleiras, guias, chaveiros e muito mais. Na Haco Virtual é possível, inclusive, imprimir uma foto colorida em uma etiqueda de até 1 metro de diâmetro. A Morphy desenvolveu todo o processo de compra da Haco Virtual, envolvendo carrinho e diversas formas de pagamento, além de todo o sistema de retaguarda da loja que permite o cadastro de produtos personalizáveis e a gestão administrativa, com estoque e faturamento. Todo cliente da Haco Virtual possui um cadastro e, ao logar na loja com seus dados, poderá acessar pedidos em andamento, além de consultar e editar as informações relacionadas a seu cadastro e senha ou tirar segunda via de boleto, alterar a forma de entrega do pedido, entre outras funções. Sobre a Morphy Fundada em 2007, a Morphy é uma agência interativa formada por profissionais com larga experiência no mercado de Internet, TI e aplicações interativas para web e outras...
Leia MaisFAPESC terá novo presidente
O governador eleito por Santa Catarina, Raimundo Colombo, acaba de anunciar o nome de Sérgio Gargioni como o novo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológico de Santa Catarina (FAPESC). Gargioni foi superintendente do SESI Santa Catarina. Para a pasta de Desenvolvimento Econômico, que abrange diretorias ligadas a área tecnológica, a opção de Colombo foi pelo deputado federal reeleito Paulo Bornhausen.
Leia MaisT-learning: aprendizado pela TV digital
por Guilherme Lopes Com o advento da TV Digital os telespectadores têm à disposição não só um conteúdo permeado por aplicações interativas, como um meio evoluído para obter informação, inclusive a de aspecto educativo. A internet já é uma realidade no que se refere a ambientes digitais de aprendizagem. No entanto, há uma parcela da população que ainda não possui computador ou ainda tem uma certa resistência ao uso da ferramenta. Desse modo, por meio do T-learning (ou Television Learning) será possível ter acesso a um conteúdo educacional, auxiliado por meio das aplicações interativas para a execução do aprendizado, com uma distribuição muito mais efetiva. Apesar da recente descoberta das potencialidades da TV Digital não só para o entretenimento mas para a construção de novos mecanismos para obter informação, empresas já desenvolvem aplicações interativas visando melhorar o ensino veiculado pela TV. Por meio do controle remoto, o telespectador poderá interagir com as aplicações interativas disponíveis, transmitidas pela emissora. Outra possibilidade seria a utilização da interatividade para a realização de avaliações através da TV. Por exemplo, uma tele-aula sobre o uso de um torno mecânico industrial. No caso da TV digital, a tecnologia permite que o telespectador responda a uma série de exercícios ao final do programa, através do controle remoto. Um resultado baseado nas resposta deste telespectador seria então fornecido. O mesmo poderia ainda associar este resultado ao seu CPF. Tudo isto sem sair do sofá. Acreditamos que a interatividade na TV Digital, além de enriquecer o conteúdo, deve trazer serviços úteis ao telespectador. Hoje existem excelentes programas de ensino básico e técnico na TV aberta. Com a interatividade eles se tornarão mais informativos e funcionais. Até mesmo testes curtos poderão ser aplicados pela TV. Esta pode ser uma ferramenta simples e de grande alcance para ajudar em um problema crítico e crescente no Brasil que é a falta de mão de obra capacitada. O sinal digital já atinge entre 40% à 60% da população brasileira e até 2013 deverá atingir praticamente todo o país. Somado ao crescimento do acesso à Internet cria-se um cenário mais propício para a concepção e implantação de soluções de t-learning no Brasil, dependendo ainda da disseminação de conversores e televisores com interatividade. Evolução tecnológica que acabará por auxiliar a disseminação da educação no país. Guilherme Lopes é coordenador de projetos na área de TV Digital da Brava...
Leia MaisFINEP lança edição do Prime ainda neste ano
A FINEP lançará, até o final de 2010, uma nova edição do Prime (Primeira Empresa Inovadora). Por meio de carta-convite serão selecionadas incubadoras que atuarão como operadoras descentralizadas em todo o País. O Prime entrou em operação no início de 2009 e seu objetivo é criar condições financeiras favoráveis para que um conjunto significativo de empresas nascentes de alto valor agregado possa consolidar com sucesso a fase inicial de desenvolvimento dos seus empreendimentos. O Programa é voltado ao apoio de empresas inovadoras de base tecnológica que tenham até dois anos e estejam formalmente legalizadas e vai financiar empreendimentos que se destaquem pelo caráter inovador de seus produtos ou serviços. Cada projeto selecionado vai receber, inicialmente, R$ 120 mil em recursos não reembolsáveis, que serão aplicados na estruturação de planos de negócios e no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Em 2009, o Prime teve 3.154 empresas inscritas em todo o País, com um total de 16.116 postos de trabalho. Foram selecionadas 17 incubadoras em nove estados, que atuaram como agentes operacionais descentralizados. Os três setores da economia mais presentes nas inscrições foram Informação e Comunicação (37,53%); Atividades Profissionais Científicas e Técnicas (19,48%); e Indústrias de Transformação (17,96%). Com informações da...
Leia Mais