UFSC lança curso de Engenharia Eletrônica

CTC UFSCOs cursos de Engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram e são responsáveis até hoje pela formação de grande parte dos profissionais e empreendedores do setor tecnológico catarinense. As engenharias Mecânica, Elétrica e de Controle e Automação Industrial são as principais e a partir deste semestre mais uma entra para contribuir no cenário local e nacional.

Nesta quinta-feira, dia 20, acontece a aula magna da graduação em Engenharia Eletrônica, curso ligado ao Centro Tecnológico (CTC) da UFSC. Os 30 primeiros alunos já iniciaram suas aulas, ingressos do vestibular suplementar realizado na metade deste ano. O curso faz parte do processo de expansão previsto no programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), projeto encabeçado pelo Ministério da Educação (MEC).

A solenidade inicia às 08h30min, tendo como anfitriões o reitor da UFSC, professor Álvaro Toubes Prata, e o diretor do CTC, professor Edison da Rosa. A aula magna terá palestra ministrada pelo engenheiro José Fernando Xavier Faraco, presidente do Conselho de Administração da Dígitro, uma das primeiras e principais empresas do polo tecnológico de Florianópolis.

Faraco foi um dos fundadores da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e do Sindicato das Indústrias de Informática de Santa Catarina (SIESC), tendo sido presidente das duas entidades. O empreendedor também esteve à frente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) de 1999 a 2005.

CTC
O Centro Tecnológico é uma das 11 unidades de ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Criado em 1960, hoje é formado por nove departamentos, oferecendo 13 cursos de graduação e 12 programas de pós-graduação stricto sensu, nos quais são reconhecidos nacionalmente e até internacionalmente pela excelência no ensino qualificado, no desenvolvimento de pesquisas inovadoras e na integração com a comunidade. Atualmente o Centro conta com 360 professores, 120 técnicos-administrativos, 5100 alunos de graduação, 2000 alunos de pós-graduação.