Software de segurança reconhece usuário pela dinâmica de digitação e uso do mouse

Globalminds ITO software BioTracker, desenvolvido pela empresa canadense Plurilock em parceria com a catarinense GlobalMinds IT, é um sistema de segurança baseado em biometria comportamental, tecnologia inédita e inovadora, sem igual no mercado nacional. O software funciona como um sistema de vigilância, autenticando continuamente a identidade de cada usuário por meio da coleta e análise da dinâmica de digitação e de uso do mouse. O sistema não faz qualquer análise do conteúdo trabalhado, mantendo assim sigilo em outras camadas de segurança. A GlobalMinds atua como representante exclusiva da tecnologia para o Brasil, além de promover parcerias de desenvolvimento e integração da solução ao mercado local.

A tecnologia de biometria comportamental tem sido utilizada como uma camada auxiliar de segurança para sistemas de diversos segmentos, sendo combinada com outras soluções do mercado, como certificação digital, biometria convencional, sistemas de acesso, entre outros.

No Brasil, universidades, por meio de programas de ensino a distância, já tem usado a tecnologia com sucesso, e o potencial de utilização desta inovação já está sendo provado na garantia de identidade com corporações, controle de acesso e segurança a sistemas e redes, análise forense e investigação policial, integração com ponto eletrônico e autenticação de usuários em ambientes de comércio eletrônico.

Com base na rastreabilidade do perfil comportamental de um indivíduo, o software previne situações como uso de usuário e senha por terceiros, fraudes de falsificação de identidade de usuários em transações financeiras, entre outras situações.

Sobre a tecnologia
O BioTracker utiliza a biometria comportamental, técnica científica que faz a autenticação de cada usuário através do modo de uso do teclado e do mouse baseada em algoritmos exaustivamente testados em diversas condições de uso. Essa autenticação só é possível graças ao perfil específico construído para cada usuário em cada computador utilizado para a conexão aos sistemas da organização via rede local ou via web.

Após autorizado, o usuário fica conectado e entra em ação a ?autenticação contínua??, que monitora o comportamento do indivíduo durante todo o seu tempo de conexão, sem interferir no conteúdo do trabalho, mas bloqueando o acesso do usuário caso seu comportamento se altere em relação ao perfil monitorado. Todas as ocorrências de desvio no perfil e de bloqueio ficam registradas no servidor e indicadores de alertas são apresentados imediatamente aos administradores da rede via painel do servidor, permitindo agir eficazmente em caso de ameaça.

Sobre a GlobalMinds
Com mais de dez anos no mercado, a GlobalMinds IT ? Consultoria, Serviços de TI e Gestão é especializada no desenvolvimento de projetos de tecnologia e credenciada na implantação de diversos softwares nacionais e estrangeiros. Fornecemos soluções de tecnologia com Inovação e Confiabilidade através de Consultoria, Desenvolvimento de Sistemas e Cursos para Gestão e Governança de TI. A empresa está baseada em Florianópolis, um dos principais polos nacionais de tecnologias inovadoras. Mais informações sobre a empresa em www.globalmindsit.com.br.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. ? sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem