Revista Exame destaca sistemas de recomendação desenvolvido em SC
O uso de softwares para ampliar a taxa de conversão das lojas virtuais e oferecer uma nova experiência de compra para o consumidor começa a ganhar espaço no mercado brasileiro. Ícones do e-commerce mundial como a Amazon e a Netflix já adotam há anos estas tecnologias. No Brasil, companhias como a Saraiva dão seus primeiros passos.
Destaque em edição da primeira quinzena da Revista Exame, os sistemas de recomendação aparecem como ferramenta para suporte, mediação e automação do processo de escolha de produtos e serviços pelo consumidor. Por meio de mecanismos de inteligência artificial, matemática, histórico e entendimento do processo de compra, estes sistemas permitem a identificação da relevância de um item para determinado usuário, na perspectiva de recomendá-los de forma personalizada e automática.
Depois de seis meses de testes, a Livraria Saraiva foi uma das primeiras lojas brasileiras a adotar a tecnologia, conforme publicado por Exame. Desde outubro no ar, a taxa de conversão na categoria de DVDs cresceu 40% e o tíquete médio – valor gasto em cada compra – também aumentou. A tecnologia utilizada foi o RaaS – Recommendation as a Service – implantado pela Chaordic Systems, empresa de Florianópolis que atua desde 2008 neste mercado.
Neste período, a empresa catarinense desenvolveu pesquisas para aprimorar o sistema e ampliar sua eficácia. A aposta neste mercado surgiu após os sócios – João Bernartt e João Bosco -, juntamente com outros pesquisadores, criarem uma equipe para disputar o Netflix Prize, concurso da locadora de filmes norte-americana que premiaria em US$ 1 milhão quem melhorasse em 10% o sistema de recomendação adotado pelo e-commerce.
A equipe que deu origem a Chaordic melhorou em 6% o sistema – o suficiente para ficarem na melhor colocação entre os grupos da América Latina e pensarem num plano de negócios, que contou com o apoio de editais de inovação do CNPq, FINEP e FAPESC. Em 2010, a empresa ganhou novos sócios – a gestora de fundos DLM Invista, capitaneada pelos sócios Paulo Caputo e Jorge Steffens (ex-Datasul/Totvs), que adquiriu 20% da empresa.
A expectativa da empresa é alcançar até final de 2011 mais de 50 clientes, conforme depoimento do diretor João Bernartt à revista Exame.
Confira a reportagem da revista e mais informações sobre a empresa no site.