OlhóSEO 2013: SEO para alavancar negócios
Para fechar o OlhóSEO 2013, Fábio Ricotta, co-fundador da MestreSEO, trouxe ao público várias dicas de como melhorar os negócios na área de SEO e obter melhores resultados para os clientes.
O primeiro alerta que ele fez foi que todos devem começar pelo básico, ou seja, fazer as técnicas mais simples de SEO para obter bons resultados, como, por exemplo, se preocupar com os títulos das páginas. ?? o feijão com arroz??, como repetiu várias vezes.
Ter uma boa conversa com o cliente antes de fechar um negócio também é um passo importante. Ricotta alertou para o cuidado de não prometer metas muito difíceis, como o primeiro lugar nas buscas. Ele também lembrou que há muitos clientes preocupados apenas em se posicionar melhor que a concorrência, não se importando em usar técnicas de black hat para isso. ?Nunca viole as diretrizes do Google. Se escolher bem os clientes, o trabalho fica muito mais fácil.??
Temos que lembrar que o SEO é orientado pela conversão, e não apenas por posicionamento. ? preciso perguntar para o cliente qual o objetivo dele com nosso trabalho, para combinar melhor as metas e não apenas prometer rankeamento. ? muito importante analisar as conversões antes de tudo, pois se o cliente possuir um produto mais caro que o da concorrência, por exemplo, claro que será mais difícil de converter.
Fábio Ricotta, co-fundador da MestreSEO
Depois, Ricotta trouxe exemplos de várias ferramentas para otimizar o trabalho de SEO, como a Google Webmasters Tool, Google Keyword Tool, ?bersuggest, Fresh Web Explorer, Email Guesser, Open Site Explorer, Semrush, No Tags, No Glory e a WebXTool, da própria MestreSEO. Por fim, ele também sugere que uma boa opção é treinar o seu cliente para que entenda ao menos o mínimo de SEO, evitando assim que ele faça coisas que prejudiquem o seu trabalho.
Veja a apresentação de Fábio Ricotta no OlhóSEO 2013.
Laryssa D’Alama, especial para o TI Santa Catarina