HFPX investe na startup Área Central

A HFPX Participações, fundo de venture capital, adquiriu participação societária na startup Área Central, uma ferramenta online criada para gerenciar as compras e a troca de informações entre uma rede de negócios, associações de lojistas e cooperativas, que possuam uma Central de Compras.

O investimento faz parte de uma série de aportes em startups em que a HFPX fornece apoio na Controladoria, Marketing e Vendas do produto. O objetivo da startup é alcançar cerca de 30% de market share do mercado nacional, atingindo aproximadamente 500 redes de negócios.

O Área Central é um software que se destaca no mercado de centrais de compras, feito com a ajuda e experiências de muitos empresários do segmente de Supermercados, Material de Construção, Agronegócios e outros. Tornou-se referencia no mercado brasileiro de ferramentas para integração de redes de negócios. Conseguimos contribuir muito para o desenvolvimento dessas centrais através da utilização de nossa solução.

Jonatan Silas da Costa, diretor da Área Central

O software usado no sistema Área Central é baseado em um sistema conhecido como e-procurement que gerencia as compras de bens e serviços por meio da internet. A tecnologia permite o acompanhamento das compras desde a captação da demanda. Para isso, o gerenciador abre o pedido para compras, as lojas preenchem, o relatório vai para a sede onde é feita toda a negociação e a compra do produto final. Após um prazo as mercadorias são entregues e o lojista ainda pode avisar através da solução se o pedido chegou conforme enviado.

O sistema faz com que a Central de Compras consiga manter informado o associado sobre suas negociações, efetuando desde da análise de demanda até a entrega do pedido. As informações geradas dentro do sistema trazem dados com alta relevância. O sistema emite relatórios e gráficos baseados nos dados emitidos por cada associado. Tais informações podem ser usadas em decisões gerenciais dentro das Centrais de Compras.

Sobre o investimento
A Área Central é o terceiro investimento anunciado pela HFPX. A empresa de participações tem focado seus aportes em negócios na área digital.

O varejo brasileiro tem se desenvolvido bastante com a entrada de players globais e com a consolidação do mercado através de fusões e aquisições dos grandes varejistas. Isso, dificulta em muito o negócio dos pequenos varejistas, pois eles perdem importância para os grandes fornecedores. Então, uma das maneiras de os pequenos varejistas sobreviverem é união de forças entre outras empresas pequenas, se agrupando em redes de negócios como associações, redes bandeiradas e cooperativas. Assim eles conseguem somar demandas de compras e negociar com os fornecedores em igualdade de condição com os grandes players do mercado. Acreditamos que este segmento de mercado tende a crescer muito nos próximos anos e queremos estar bem posicionados com o Área Central, sendo uma referência no mercado de redes de negócios.

Hugo Fabiano, CEO da HFPX Participações

A HFPX Participações, de Joinville (SC), dispõe de um fundo de investimentos próprio e busca no mercado tecnológico participar de novos projetos, garantindo a eles elevar a qualidade da gestão do negócio, com a metodologia de participação estratégica. A meta da companhia é realizar aportes entre R$ 100 mil e R$ 5 milhões, em pelo menos dez startups até o final de 2012.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. ? sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem