Futurecom 2011: Expedição irá medir qualidade da banda larga em SC e no Brasil
Uma caravana que irá rodar mais de 25 mil quilômetros pelo país para medir a qualidade da banda larga e descobrir a realidade da infraestrutura de telecom de 100 cidades brasileiras. Esta é a Expedição WDC/Abranet, que pretende criar uma radiografia buscando in loco estas informações. O projeto foi apresentado nesta segunda-feira, durante a Futurecom 2011.
As cidades que terão preferência para serem visitadas pela expedição são principalmente as contempladas no Plano Nacional de Banda Larga, anunciado ano passado pelo Governo Federal. Outros municípios e capitais também estarão no radar do projeto, que tem a WDC Networks e a Abranet como realizadores. A camionete da expedição seguirá a rede de fibra ótica que a Telebras tem espalhada pelo país.
Santa Catarina está na rota e irá receber a Expedição WDC/Abranet até o fim de 2011. Blumenau, Joinville e Florianópolis são as cidades contempladas. O objetivo é finalizar a incursão pelo país até janeiro de 2012. O início será ainda em outubro.
A ideia surgiu após uma viagem que fiz ao Nordeste, onde percebi que em diversas regiões, até as mais distantes, a internet está disseminada. Mas qual é a qualidade de conexão e acesso? Queremos com a Expedição mostrar esta realidade e o quanto o país precisa avançar para melhorar sua infraestrutura.
Vanderlei Rigatieri, presidente da WDC Networks e idealizador do projeto
A expedição irá medir a qualidade de conexão principalmente de provedores regionais que operam com tecnologias como rádio, fibra ótica, entre outras. As empresas que desejarem integrar a pesquisa poderão entrar em contato diretamente com a organização da Expedição.
A Expedição será de fundamental importância para conheceremos especialmente a realidade do interior do país – fundamental para a universalização da internet no Brasil. Irá servir também para pautar as políticas públicas de incentivo à banda larga, bem como o esforço da iniciativa privada no investimento desta expansão.
Eduardo Neger, presidente da Abranet
Em cada região serão desenvolvidas também ações sociais e todo o carbono gerado da expedição será neutralizado por meio de plantação de árvores.