Futurecom 2011: a banda larga e o futuro da TV

O TI Santa Catarina está na Futurecom 2011 trazendo, além das novidades das empresas catarinenses no evento, os lançamentos de produtos e serviços de empresas nacionais e multinacionais, debates sobre o futuro da telecom e da TI nacional.

Uma das pesquisas divulgadas hoje, por exemplo, aborda a tendência de massificação da TV pela internet. A Accenture, que desenvolveu o estudo, apontou que esta tendência exige mudanças no modelo tradicional de negócios de empresas de comunicação, especialmente nas teletransmissões. Isso se deve principalmente a rápida expansão da banda larga no mundo, a multiplicação de conteúdos gratuitos disponíveis via internet e a maior exigência dos consumidores. Uma das apostas está na construção de parcerias e no relacionamento direto entre o universo tecnológico e as empresas de comunicação.

O estudo da Accenture é o Bringing TV to Life: The Race to Dominate the Future of TV. A pesquisa tem como foco a análise do rápido desenvolvimento da TV pela internet ou Over-the-Top TV (OTT-TV), definida como a distribuição de vídeos para uma vasta opção de dispositivos ? TVs, PCs, telefones celulares e tablets.

Nos cinco países mais conectados da Europa, por exemplo, 50% das conexões, em média, são de banda larga. Dessas, 80% são altas o suficiente para suportar a OTT-TV. A expectativa, segundo o estudo, é que o mundo alcance 644 milhões de conexões banda larga e que sejam produzidos mais de 70 milhões de televisores broadband até 2014. O número é significativo: no final de 2010, os Estados Unidos contavam com somente 88,6 milhões de conexões do tipo.

Acompanhando essas mudanças, o consumidor moderno também se torna mais exigente. A Accenture conduziu uma enquete global com mais de 6,5 mil consumidores ao redor do mundo, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Brasil Alemanha, Itália e Espanha. O levantamento revelou que o consumidor atual de vídeos é multitarefa e busca acesso a partir de múltiplos aparelhos. Hoje, mais de 48% dos entrevistados utilizam o laptop enquanto assistem à televisão tradicional. Além disso, eles privilegiam conteúdos que estejam disponíveis a todo o tempo ? o que não é oferecido pela televisão linear.

Para mais da metade dos entrevistados, a qualidade do serviço, a nitidez da imagem e a velocidade de acesso são as características mais importantes para o consumo da TV pela internet. O consumidor atual enxerga os computadores como extensões das TVs, pois são locais onde é possível assistir ou gravar programas, independente da programação.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. ? sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

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