Florianópolis entra no calendário da Copa 2014
As iniciativas de convergência digital, energia renovável, internet e interatividade desenvolvidas em Santa Catarina e no país envolverão Florianópolis no calendário de planejamento e preparação da Copa do Mundo de Futebol em 2014. Um projeto pretende aproveitar a visibilidade que o maior evento esportivo do planeta garante para expor as tecnologias inovadoras desenvolvidas no país. ? o Copa 2014 Bis, coordenado pela catarinense Fundação Certi, em parceria com a PUC do Rio de Janeiro.
Ele será desenvolvido no Centro de Inovação e Incubação do Sapiens Parque, com inauguração prevista para março, como apoio de diversas instituições de ciência e tecnologia do país. A FINEP repassou R$ 3,2 milhões para a CERTI dar início ao planejamento das ações que vão integrar a agenda paralela aos jogos.
O convênio foi assinado na última segunda por Eduardo Costa, diretor de Inovação da FINEP, Luiz Henrique da Silveira, governador de Santa Catarina, Carlos Alberto Schneider, superintendente geral da Fundação CERTI e Saulo Vieira, presidente do Sapiens Parque.
Santa Catarina já está à frente do programa desde a concepção e recebeu elogios do presidente Lula depois da apresentação do projeto, em outubro do ano passado, em Brasília. O nome ?Copa 2014 Bis? é uma referência a um dos maiores inventos da humanidade, o avião do brasileiro Santos Dumont.
Eduardo Costa, diretor de Inovação da FINEP
Em função do perfil multitemático do projeto, o Sapiens Parque, no norte da Ilha, foi escolhido como um dos campos de experimentação para estas iniciativas.
A Copa de 2014 será uma excelente oportunidade para difundir ao mundo, e ao próprio país, o potencial do Brasil. Somos criativos, modernos e inovadores não apenas no futebol. O país é referência em diversas áreas e queremos valorizar isso.
José Eduardo Fiates, diretor executivo do Sapiens Parque
Com informações das assessorias de imprensa do Sapiens e da Certi