ESSS fortalece parceria com startups e instituições de ensino do setor aeroespacial
Ecossistema do Parque Tecnológico de São José dos Campos conta com acesso facilitado aos softwares Ansys, além de suporte, capacitação e treinamentos
Polo de empreendedorismo e inovação, o Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec), em São Paulo, se uniu à ESSS, multinacional brasileira de tecnologia e simulação computacional, em uma parceria que visa promover a tecnologia. Entre os destaques estão o acesso facilitado às soluções Ansys, workshops, treinamentos com especialistas globais, programas específicos para startups e networking.
A partir da novidade, empresas e startups participantes de programas do ecossistema do PqTec têm benefícios exclusivos para entrar no universo da simulação computacional, incluindo acesso às soluções de Engenharia Assistida por Computador (da sigla em inglês CAE – Computer-Aided Engineering) mais utilizadas no mundo.
O segmento aeroespacial é um dos impactados com a iniciativa. A indústria aeroespacial brasileira é hoje a maior do Hemisfério Sul, operando de forma globalizada e competindo no mercado mundial, posicionando-se como líder em vários segmentos de mercado, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB).
Focada em melhoria de processos e produtos, a simulação pode ser utilizada neste segmento desde as etapas iniciais de criação até as fases finais de revisão de projetos, economizando tempo e recursos financeiros. Alguns exemplos de utilização incluem elaboração de projetos, análise e avaliação de produtos, teste de possíveis melhorias, investigação de falhas, adaptação e otimização de produtos e equipamentos, entre outros.
“A parceria está estimulando a inovação tecnológica do Laboratório de Simulação e Sistemas Críticos com o uso de software de simulação computacional, promovendo capacitação e suporte de profissionais no uso dessas ferramentas”, afirma Rubiane Oliveira, coordenadora dos laboratórios do PqTec.
A ESSS é referência no setor de engenharia e tecnologia na América Latina e Ibéria, além de ter no seu braço educacional a maior escola de simulação computacional do mundo — o Instituto ESSS — com conteúdos em português e espanhol. A empresa visa democratizar o acesso às novas tecnologias, disponibilizando soluções e ferramentas para organizações de todos os portes, reduzindo custos e recursos ambientais, além de melhorar a qualidade e segurança dos produtos, impulsionando cada vez mais empresas para que se tornem competitivas no mercado global.
Já o PqTec é um ambiente que promove ciência e empreendedorismo, sendo o ponto de conexão entre empresas de todos os portes, universidades e institutos de pesquisa, políticas públicas e sociedade.