Empresa de Santa Catarina amplia mercado de portais web personalizados no país
Box TI projeta crescimento de 30% nas vendas de sistemas que agilizam os fluxos das empresas que investem em ERPs, mas continuam dependentes de planilhas.
Especializada no desenvolvimento de software e portais web personalizados para integrar processos de gestão, a empresa BOX TI de Joinville projeta encerrar 2023 com um crescimento de 30% em vendas de portais web.
A razão para esse ganho está na ampliação do mercado para o uso desses portais que se integram ao sistema ERP existente nas empresas, de forma adaptada à necessidade do cliente.
Ou seja, a equipe de desenvolvedores da BOX TI mapeia as dores da empresa, geralmente relacionadas à falta de informações específicas do próprio ramo de atividade, forma de trabalho no ERP ou fluxo de aprovações.
Neste trabalho junto ao cliente, os analistas da BOX TI avaliam todos os fluxos e processos de gestão dos setores que precisam destas facilidades. Desta forma, desenvolvem um portal da empresa que direciona, de forma unificada, todos os processos de trabalho.
Na criação do portal, é desenvolvido um sistema paralelo ao já existente na empresa, seja ERP ou outro. Esse programa integra as informações já existentes num novo organograma de controle de acessos, inclusive para entes externos à empresa. Além disso, cria canais para novos abastecimentos de dados, substituindo uso de planilhas extras, como Excel, Google Sheets e outras.
“Com base nessas informações integradas pelo portal serão gerados relatórios ou definidas outras ações como disparar e-mails, disponibilizar os dados formatados para os clientes ou fornecedores. A segurança das informações está garantida pelo próprio sistema de gestão e pela infraestrutura já implantados, além da segurança do próprio portal conforme as permissões de cada usuário. O acesso às informações ocorre conforme as necessidades definidas pela empresa, podendo ser para uso interno ou externo”, explica o CEO da BOX TI, Rodrigo Heinzelmann Luckow.
Outra vantagem do uso dos portais personalizados é que mantém performance, mesmo com o aumento da quantidade de informações.
“Uma diferença entre as planilhas e os portais é que no portal também podemos controlar o fluxo da informação. Ou seja, uma informação passa a estar disponível, após uma determinada condição ter sido satisfeita. Informações específicas podem seguir caminhos diferentes, em determinadas condições. Com uma planilha, é muitas vezes inviável termos esse controle todo”, reforça Luckow.
A empresa joinvilense atua há duas décadas na área de tecnologia de informação. A companhia é especializada e tem como clientes marcas como a fabricante de tratores LS Tractor, Renault, Franklin Electric, Docol, além de médias e pequenas empresas em todo o país.
Padronização dos fluxos
A filial brasileira da multinacional sul-coreana, LS Tractor, utiliza o portal web desenvolvido pela BOX TI para integrar as informações dos fluxos e metas de trabalho.
A coordenadora de Garantia da fábrica de tratores, localizada em Garuva, Norte de Santa Catarina, Deise Rosa, destaca que por esse sistema o cliente encaminha as solicitações de garantia de forma estruturada e padronizada.
“Optamos por essa ferramenta, pois traz agilidade ao processo, controle do fluxo das análises, aprovações e prazos. Além disso, nos permite exportar os relatórios que são a base para o estudo dos problemas reportados, nos apoiando na busca de soluções, melhorias e tomada de decisões”, detalha Deise.
Agilidade em processos e redução de cópias
Outra empresa usuária dos sistemas de portais web personalizados com integração ao ERP, desenvolvidos pela BOX TI, é a Dogana Brasil Assessoria Aduaneira. Com sede em Joinville, essa empresa, fundada em 1999, presta serviços e assessoria na área de Comércio Exterior.
O fundador e sócio proprietário, Ednelson José Meyer, explica que a solução para atender a necessidade da Dogana em simplificar fluxos de tarefas foi desenvolvida juntamente com a equipe da BOX TI.
Conforme o empresário, a parceria iniciou a partir de uma necessidade de agilizar procedimentos, eliminar papéis e ter um acompanhamento da metodologia de Kanban, para maior controle dos processos, tudo de forma integrada ao sistema de gestão existente na empresa.
“O resultado foi excelente! Eliminamos a repetibilidade. As digitações foram reduzidas para cerca de 300 toques diários por pessoa. Também deixamos de usar planilhas e fizemos uma economia com cópias, de 15 mil para menos de 500 mensais. Tudo foi integrado e temos um excelente ERP que nos atende 100% e nos diferencia em nossa atividade”, destaca Meyer.
Vantagens de se usar portais:
– Velocidade e performance mantidas com volume superior de informações
– Informações são compartilhada de forma setorizadas, conforme o perfil do usuário
– Facilidade de compartilhamento
– Integridade dos dados
– Registro de logs das informações alteradas
– Permite fluxo de aprovações
– Possibilidade de integração com outros sistemas da empresa
– Solução e infraestrutura personalizados, conforme as necessidades da empresa
– Permite acesso de multiusuários e também acesso a usuários externos à empresa.
– Soluciona o problema de atrasos de informações e atualiza as informações automaticamente evitando conflitos de dados. Foto: divulgação.