EDTED’11: como construir a sua marca pessoal nas redes sociais

O uso das redes sociais para o desenvolvimento de uma marca pessoal. Como usar o Twitter, Facebook, Foursquare, LinkedIn e outras redes a seu favor foi tema da segunda palestra da tarde do espaço Design e Marketing do EDTED Florianópolis 2011. Gustavo Loureiro foi o palestrante, professor da Infnet e ESPM.

Gustavo Loureiro

Loureiro apontou alguns recursos que as pessoas utilizam em busca de status, reconhecimento pessoal e profissional. Ao mesmo tempo, os cuidados que é preciso ter no uso destas redes e o riscos que podem oferecer.

O Orkut, mesmo em decadência no Brasil, foi abordado como um dos exemplos. As comunidades em que um usuário participa, por exemplo, podem servir como referência para demonstrar sua personalidade. E estas comunidades são utilizadas por recrutadores e responsáveis por contratar pessoas para identificar gostos e preferências dos candidatos, fazendo parte da imagem profissional que a empresa faz.

O #lingerieday, ação em que usuárias do Twitter se mostram em fotos com roupas íntimas, também é citado por Loureiro como exemplo negativo de exposição que pode ter implicações tanto pessoais como profissionais. Ainda no Twitter, Loureiro aponta a importância da definição de uma bio (perfil) adequada do usuário. Ajudam a identificar o profissional, com as ressalvas que o palestrante aponta que muitas vezes as pessoas utilizam as redes para se mostrar como gostariam de ser, mesmo não condizendo com a realidade.

Um dos caminhos que as pessoas podem seguir para a formação de uma reputação pessoal nas redes sociais é identificar e entender como as próprias marcas corporativas fazem uso das redes.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. ? sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem