Design de Serviço é tema de workshop em Florianópolis
O Programa de Engenharia de Gestão e Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o apoio da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), promove o workshop Design de Serviço – Métodos e técnicas de extração do conhecimento para a inovação em serviços. O curso será realizado entre os dias 23 e 25 de agosto, no auditório Teixeirão do Centro Tecnológico da UFSC, em Florianópolis.
Ministrado em inglês, o workshop apresentará aos participantes a abordagem do Design de Serviço, o modelo mental para aplicar o design thinking, a definição e as teorias do Design de Serviço, seus processos e métodos. Serão apresentados e discutidos diversos estudos de caso e realizadas experiências práticas.
A atividade é voltada para alunos do EGC/UFSC e profissionais especializados de empresas de TI, engenharia de requisitos, desenvolvimento de sistemas, desenvolvedores de serviços e profissionais do design.
O Design de Serviço aborda a funcionabilidade e a forma de serviços a partir da perspectiva dos clientes. O objetivo é garantir que as interfaces de serviço sejam úteis, utilizáveis e desejáveis do ponto de vista do cliente e eficazes, eficientes e diferenciadas do ponto de vista do fornecedor.
Professora Birgit Mager
Interessados poderão se inscrever pelo site. As vagas são gratuitas.
O que é o Design de Serviço?
A ?perspectiva do cliente?? remete à co-criação de valor e ao processo de design. E os conceitos de ?úteis, desejáveis, eficazes, diferenciadas, etc?? estão relacionados ao processo de inovação. Complementando, o Design de Serviço tem como principal objetivo criar conexões empáticas com futuros usuários de serviço. Desse modo, os designers poderão especular futuros conceitos de serviço a partir da perspectiva que adquiriram junto aos usuários investigados.
Sobre a palestrante
A professora Birgit Mager possui doutorado em psicologia morfológica pela Universidade de Colônia, Alemanha. Trabalhou como consultora para empresas como a Siemens, Hewlett Packard, Swisscom Mobile, Lufthansa e KG Muehlens. Como consultora independente se especializou na indústria de serviços. Desde 1995 é responsável pela área de Design de Serviço na Köln International School of Design. Atualmente também é diretora da Service Design Network com sede em Colônia (Alemanha), entidade que congrega mais de 90 instituições no mundo.