Catarinense vence Prêmio Dell de Excelência
A Way2 Technology, empresa catarinense que atua no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor de energia, foi a vencedora brasileira da terceira edição do Prêmio Dell de Excelência em TI para pequenas empresas, anunciado nesta quarta-feira, dia 16 de setembro, e que já foi destaque aqui no TISC. O objetivo do prêmio, realizado anualmente, é destacar empreendimentos com até 100 funcionários que tenham aprimorado a experiência de seus clientes utilizando a tecnologia de forma inovadora.
A premiação para a primeira colocada envolve R$ 57 mil em produtos das Dell e uma viagem aos Estados Unidos para conhecer as dependências e trocar experiência com especialistas da empresa multinacional, juntamente com as vencedoras do prêmio de outros 12 países. Além disso, os diretores da Way2 participarão de uma reunião com o presidente da companhia, Michael Dell, considerado um dos empreendedores mais bem sucedidos do mercado de tecnologia mundial.
O caso de sucesso que fez a empresa catarinense vencer o Prêmio Dell de Excelência foi a apresentação de uma solução de gestão da medição de energia por companhias geradoras numa modalidade considerada inovadora para este segmento – como serviço.
Ao ofertar nossas soluções em sistemas de informação para o mercado de energia, verificamos que só conseguíamos atender projetos para grandes empresas. Percebemos que havia um mercado não atendido, com problemas na medição de energia e que não dispunha de recursos para investir numa infraestrutura própria tecnológica.
Ricardo Grassmann, diretor executivo da empresa
O foco então foi criar uma solução inovadora para que pequenos investidores na geração de energia, principalmente as PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas), pudessem fazer uso de modernas tecnologias que auxiliam na medição. A alternativa foi oferecer o software da Way2 como serviço para pequenas e médias empresas, com flexibilidade e menor custo de implantação.
Entre os destaques apontados pela Dell e que foram decisivos na conquista estão a possibilidade de os sistemas da Way2 atenderem às exigências e trocarem informações entre a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, órgão ligado a ANEEL e regulador do mercado, e o medidor do cliente. Além disso, a forma de relacionamento com o cliente, em que as equipes da Way2 enviam constantemente mensagens e e-mails aos usuários do sistema quando o cliente se depara com problemas de difícil resolução, e que precisam posteriormente serem reportados ao órgão regulador.
Este foco no atendimento ao cliente, com o respaldo na tecnologia utilizada de forma inovadora foi que diferencial a Way2 das demais candidatas ao Prêmio Dell de Excelência em TI 2009.
Marcelo Leite, gerente geral da área de Pequenas e Médias Empresas da Dell Brasil
Vencedora da etapa nacional, a empresa catarinense pode ainda levar o prêmio internacional, que disputa com as outras 12 empresas de países como Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Itália, Índia, Japão, México, Espanha, Reino Unido e o próprio Estados Unidos.
Sobre a Way2
Fundada em 2004, a empresa tem sede em Florianópolis e é especializada no desenvolvimento de soluções para o setor de energia, que envolve serviços de automação e atualização de processos como coleta de dados lidos por medidores eletrônicos e a própria gestão de energia gerada. Com apenas 16 funcionários, a empresa tem uma taxa de crescimento anual de 40%, atuação em todo o país e em 2008 iniciou seu processo de internacionalização com a realização de dois projetos na Colômbia. Entre os clientes no Brasil estão grandes empresas como Tractebel Suez, EDP Energias do Brasil, Enertrade, Brascan, Electra Energy, Elektro, entre outras.