Biguaçu estuda criação de parque tecnológico no município

A criação de um parque tecnológico em Biguaçu, na Grande Florianópolis, foi tema de uma reunião no dia 16 de janeiro, sexta-feira, entre o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, John Kennedy Lara da Costa, e lideranças do setor tecnológico catarinense. O presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), Rui Gonçalves, e do Sindicato das Empresas de Informática da Grande Florianópolis (Seinflo), Moacir Marafon, apresentaram ideias e projetos para o município, que pretende criar em uma região próxima a BR-101, de cerca de 180 mil metros quadrados, uma cidade tecnológica.

Entre as vantagens que as empresas de tecnologia encontrarão ao se instalarem em Biguaçu estão o fato de o município ser cortado pela BR-101, o principal corredor logístico de Santa Catarina, e também de estarmos localizados a apenas 15km do Centro de Florianópolis. Biguaçu possui hoje uma das maiores áreas de expansão territorial industrial de Santa Catarina. Estamos dispostos a criar um ambiente administrativo mais ágil para facilitar a vinda, criação e instalação de empresas em nosso município.

John Keneddy Lara da Costa, secretário de Desenvolvimento Econômico de Biguaçu

Cinco empresas de tecnologia, oriundas de Florianópolis, já adquiriram terreno na região que será criado o Parque Tecnológico de Biguaçu e nos próximos dois anos deverão construir um condomínio compartilhado.

O crescimento vertiginoso do setor nos últimos anos na capital catarinense é um dos motivos da procura de novos espaços para a construção de condomínios empresários de tecnologia. Nossas empresas estão se expandindo rapidamente e ampliando suas atuações não somente para o estado, mas sobretudo para o país e, algumas, para o mundo. A criação de ambientes que propiciem a inovação e a instalação destas empresas se torna estratégico.

Rui Gonçalves, presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia

Um convênio de cooperação entre a prefeitura e a ACATE deverá ser assinado nas próximas semanas. O objetivo é criar em Biguaçu um ambiente favorável não somente ao desenvolvimento tecnológico, mas sobretudo à inovação. Outro objetivo do convênio é contribuir para a modernização da própria gestão pública municipal de Biguaçu, por meio das associadas a ACATE que atuam neste segmento.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. ? sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem