OlhóSEO 2012: SEO e redação de notícias
Um dos palestrantes do primeiro dia do OlhóSEO 2012, realizado nesta sexta-feira (4) no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis foi o jornalista Klaus Junginger, que oferece cursos de SEO para redatores e colegas de profissão. Ele falou sobre a importância da incorporação de técnicas de search no dia a dia das redações e enfatizou as diferenças entre escrever para jornais e revistas e para a internet.
? preciso pensar nos mecanismos de busca, pelos quais os internautas procuram informações.O buscador não é inteligente, não tem senso de humor e precisa de palavras-chave e palavras relacionadas para entender o tópico de uma reportagem. Para alcançar o sucesso é preciso mostrar com competência o seu conteúdo, não é apenas ?enganar o robô do Google?. SEO é interação com o usuário, é escrever pensando no que as pessoas procuram.
Klaus Junginger, jornalista
Para Junginger, é importante conseguir inserção no Google News, o agregador de notícias do Google. Para isso, ele listou algumas ações que ajudam a alcançar esse objetivo: ser autoridade no assunto, estar presente em redes sociais, ser citado por outros site, ter textos de autoria e de alta qualidade, entre outros. O uso de palavras-chave em títulos e textos foi ressaltado durante toda a palestra.
Por Nayara D?Alama, repórter especial da cobertura do OlhóSEO 2012