OlhóSEO 2012: o processo do Web Analytics
Sexta-feira (4) foi o primeiro dia do OlhóSEO 2012, realizado no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis. O web analytics foi o assunto da segunda palestra, ministrada por Ruy Carneiro, sócio-Diretor da WA Consulting, presidente do Comitê de Web Analytics do IAB-Brasil e membro da WAA ? Web Analytics Association.
Para ele, o processo de análise muda com o tempo e hoje ficar apenas observando gráficos e números não é a melhor estratégia ? o que importa é se preocupar com o conteúdo, as mídias sociais e as tags.
A brincadeira agora mudou. O foco deixa de ser apenas o analytics e se torna algo muito mais amplo. Ainda vejo muitas agências preocupadas com o pós-clique. Mas é mais que isso, é necessário analisar o comportamento do consumidor, a análise de processo de melhoria, de valor. Essa mudança é muito brutal, mas é necessário ter o entendimento do que o cliente precisa.
Ruy Carneiro, sócio-diretor da WA Consulting
Para Carneiro, o processo de análise só funciona quando se sabe o que o cliente quer. Após entendê-lo é que vem a implementação de ferramentas e integração de serviços. Depois, a análise de resultados, estatísticas de melhoria e, por fim, as recomendações.
A ferramenta que deve se adaptar ao cliente, não o contrário. Se você faz o seu cliente ganhar dinheiro, ele deixará você fazer o que quer no site dele. ? preciso entender que aquele site maravilhoso que criamos um dia não ficará igual para sempre.
Por Laryssa D?Alama, repórter especial da cobertura do OlhóSEO 2012