São José terá incubadora de empresas
O movimento de incubadoras de empresas no Brasil nasceu em 1986 em Santa Catarina com a criação da antiga Incubadora Empresarial Tecnológica (IET), hoje CELTA, que ficava na Trindade, onde hoje é o Condomínio Industrial de Informática e a ACATE. Desde então, o Estado já recebeu três prêmios de melhor incubadora do país pela Anprotec. O CELTA levou dois e o MIDI Tecnológico, administrado pela ACATE e mantido pelo SEBRAE-SC, é o atual vencedor.
Nesta terça-feira, mais uma incubadora estará à disposição dos empreendedores da Grande Florianópolis. Diversas instituições como Fapesc, Prefeitura de São José, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), SEBRAE-SC, Aemflo e Univali lançam no município vizinho a Capital a Incubadora de Empresas de São José (IESJ).
O IESJ poderá se tornar um grande vetor de desenvolvimento econômico e social da região ao estimular a criação, implantação e consolidação de empreendimentos de inovação em tecnologia por meio de uma incubadora. Uma das grandes vantagens de empresas estarem em incubadoras está no acesso a serviços de assessoria, consultoria em projetos e apoio tecnológico.
Além disso, a incubadora pretende atender necessidades das empresas em formação de mão de obra, consultoria em gestão industrial e empresarial, estrutura física para o desenvolvimento de novos projetos e ideias de produtos e serviços.
No primeiro edital, serão abertas dez vagas para empresas e projetos. Não é necessário ter um CNPJ para entrar na incubadora – equipes de estudantes ligadas às universidades participantes do projeto podem submeter seus projetos. Não há restrição também de áreas negócios – a única condição é que sejam inovadores.
As empresas poderão se incubar pelo período de até quatro anos, renovando ano a ano a participação delas no empreendimento.
O lançamento será nesta terça, dia 26, às 19 horas, no Campus São José da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde serão as instalações da incubadora de empresas. O edital de seleção será apresentado no evento e, posteriormente, disponibilizado nos sites dos parceiros.
Com informações da Univali e do IFSC