Google e IBM em Floripa: cases de tecnologia para o terceiro setor
Estimular o uso da Internet para promover ações do terceiro setor e mostrar possibilidades tecnológicas para garantir uma presença digital relevante e para propagar causas sociais são os objetivos da primeira edição do TiB?10 ? Together is Better ? Seminário Internacional de Tecnologia para a Mudança Social. O evento gratuito será nas próximas quarta-feira (20) e quinta-feira (21), em Florianópolis. Com público estimado em mais de 500 pessoas, o seminário contará com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, entre eles, representantes da IBM e do Google Brasil.
Na tarde da próxima quinta-feira (21), a gerente em cidadania corporativa da IBM Brasil, Ana Claudia Figueiredo, apresentará o World Community Grid (WCG). Trata-se de uma comunidade global, liderada pela IBM, na qual qualquer pessoa pode ?doar?? o tempo ocioso de seus computadores para pesquisas científicas. Através da tecnologia grid computing, a WCG conta com a contribuição de mais de 500 mil pessoas inscritas de 80 países.
Segundo dados de agosto deste ano, 1.580.000 computadores de todo o planeta estão conectados a um supercomputador que processa dados quando as máquinas estão em ?modo de descanso?. O poder computacional que esses computadores formam atualmente equivale a mais de 374 mil anos de processamento de dados doados para pesquisas. O WCG auxilia entidades e órgãos de pesquisa que realizam estudos em áreas como Aids, Câncer e Dengue.
No mesmo dia, antes do case da IBM, o gerente da área responsável pela aquisição de clientes de médio porte do Google Brasil, Michel Sciama, mostrará ferramentas da empresa que podem ser usadas por entidades e organizações do terceiro setor para ampliar sua visibilidade e das ações desenvolvidas. Serão apresentadas soluções gratuitas e pagas, como You Tube, links patrocinados, Google Adwords e Google Grants.
O programa Google Grants possibilita às organizações promover seus websites por meio de publicidade no Google. ? uma ferramenta gratuita destinada especificamente para ONGs e entidades ligadas ao terceiro setor.
Foram estabelecidas cotas para uso gratuito desta ferramenta, mas até agora várias entidades já utilizarem este recurso e tiveram bons resultados. Um exemplo foi o case ?Hora do Planeta??. A ação realizada este ano pela WWF Brasil utilizou a ferramenta Google Grants na divulgação.
Michel Sciama, gerente do Google Brasil
A programação do TiB?10 conta ainda com outras palestras, apresentação de cases de sucesso na área. Entre os destaques está a palestra de abertura com Emmett Carson, CEO da Sillicon Valley Community Foundation, da Califórnia (EUA). Durante o seminário também será lançado o Portal Transparência, do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom) e realizada a oficina ?Como aproveitar as oportunidades da internet e construir uma presença online relevante para sua organização??.
A previsão é de que mais de 500 pessoas participem do evento na Assembleia Legislativa do estado ao longo dos dois dias. As inscrições já estão encerradas.