Software catarinense para redes de negócios
Usar a tecnologia da informação para apoiar redes de negócios, dos mais diversos tipos e áreas de atuação. Uma ferramenta na internet que gerencie centrais de compras foi a solução desenvolvida pela Área Local, de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. O Área Central surgiu há quatro anos depois que as empresas perceberam uma iniciativa do SEBRAE em reunir micro e pequenos empresários para atuarem em redes de negócios, seguindo o lema “cooperar para competir”. Identificaram que grupos de empresas com capacidade de comprar em conjunto, conseguem preços melhores e podem competir com grandes lojas do mesmo segmento.
Porém formar redes e centrais de compras sem o apoio de tecnologia se tornou inviável – a gestão de planilhas em Excel, e-mails com pedidos de compra, orçamentos e negociações se tornou onerosa. Foi aí que surgiu o Área Central – um sistema web criado para apoiar a rápida tramitação de compras e troca de informações entre os integrantes de uma rede de negócios, dos cooperados, colaboradores aos fornecedores.
O Área Central é baseado em um sistema conhecido como e-procurement, que nada mais é o gerenciamento de compras de bens e serviços, por meio da internet. Veio atender todas as necessidades de comunicação que as redes de negócios precisavam.
Sandro Alencar Fernandes, diretor da Área Local
Logo a empresa percebeu que o Área Central poderia ser utilizado não somente por redes de negócios, mas também em empresas de maior porte, que também possuem necessidades de compras conjuntas entre matrizes e filiais.
A ferramenta apresenta recursos para efetuar sugestão e pedidos de compra, além de acompanhamento e impressão de relatórios. Permite ainda coletar preços com fornecedores previamente cadastrados, ficando sob total administração do responsável pela rede. O gerenciador abre o pedido para compras, as lojas preenchem, o relatório vai para a sede onde é feita toda a negociação e a compra do produto final. Após um prazo as mercadorias são entregue e o lojista ainda pode avisar através da solução se o pedido chegou conforme enviado.
Hoje o sistema já está em operação em dezenas de redes e empresas em todo o país, com destaque para Santa Catarina, onde o modelo de redes de negócios foi pioneiramente implantado.
Sobre a Área local
A Área Local é uma agência digital que desenvolve soluções web ? intranets, sistemas, sites, softwares, arte digital, web marketing. A empresa tem como missão oferecer as empresas soluções personalizadas em Tecnologia da Informação com foco na internet, de forma ágil, e comprometida, valorizando a ética e o respeito nas relações profissionais. E como visão, ser reconhecida como uma das melhores agencias digitais provedoras de soluções web do Estado de Santa Catarina, com uma gestão diferenciada.
Com informações da assessoria de imprensa da Área Local