Santa Catarina leva dois prêmios nacionais em empreendorismo inovador
Os catarinenses mais uma vez se destacaram no Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, concedido anualmente pela Anprotec, Sebrae, MCT, Finep e CNI. Em 2008, o Estado já tinha vencido a premiação nas categorias de melhor empresa incubada – Automatisa -, graduada – Pixeon – e de incubadora de base tecnológica – MIDI Tecnológico.
Neste ano Santa Catarina venceu em duas categorias – novamente a de melhor incubadora, que foi para o Instituto Gene, de Blumenau; e de melhor projeto de promoção da cultura do empreendedorismo inovador, para o Sinapse da Inovação, da Fundação Certi e Fapesc. A revelação dos vencedores foi nesta quinta-feira, no encerramento do Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras, no Costão do Santinho, em Florianópolis.
Esta foi a 13ª edição do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador – troféu “Telmo Silva de Araújo”. Ao todo, 46 instituições entre incubadoras, parques tecnológicos e empresas incubadas e graduadas concorreram a essa relevante premiação do segmento.
O primeiro contemplado da noite foi o Projeto Sinapse de Inovação, da Fundação Certi, de Florianópolis (SC), na categoria “Melhor projeto de promoção da cultura do empreendedorismo inovador”, que teve nove inscritos. O diretor da fundação, José Eduardo Fiates, subiu ao palco para receber a premiação e destacou a importância deste tipo de reconhecimento para o segmento de empreendedorismo inovador.
A “Melhor incubadora de empresas orientada para o desenvolvimento local e setorial”, categoria com sete candidatos, foi a Fundação Educere de Pesquisa e Desenvolvimento, de Campo Mourão (PR). A “Melhor empresa incubada”, com nove concorrentes, é a Desidratec, localizada no Padetec de Fortaleza (CE).
A categoria mais concorrida foi a de “Melhor empresa graduada”, com 12 participantes. Quem ganhou foi a Nanocore Biotecnologia, graduada no Supera de Ribeirão Preto (SP).
O Instituto Gene Blumenau recebeu prêmio pela categoria “Melhor Incubadora de Empresas de Produtos Intensivos de Tecnologia”, na qual concorreram quatro instituições. O coordenador do Gene, Carlos Eduardo Bizzotto, emocionou-se ao receber a premiação e atribuiu os bons resultados da incubadora ao trabalho em equipe dos profissionais que formam o instituto. No ano de 2007, a incubadora já havia recebido um prêmio na categoria projeto.
O TecnoPUC, parque científico e tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, localizado em Porto Alegre (RS), ganhou a categoria “Melhor Parque Tecnológico do Ano”, com cinco concorrentes.
Com 28 treinamentos paralelos, 2 workshops, 7 seções plenárias diversificadas, além de reuniões, rodada de negócios, sessões paralela, encontros regionais e 1,1 mil participantes, o Seminário se encerra com a realização de visitas técnicas em incubadoras de empresas e parques tecnológicos da região durante todo o dia de hoje.
Com informações da assessoria de imprensa da Anprotec