EDTED’11: busca no e-commerce, como funciona e como gerar resultados no Google
Como as buscas e as técnicas de otimização podem ser utilizadas a favor do seu e-commerce foi tema da primeira palestra da tarde do espaço Tecnologia e E-commerce do EDTED Florianópolis 2011. Falar sobre o tema foi tarefa do Tiago Luz, um dos idealizadores do Searchcast, podcast sobre busca na internet, analytics, SEO, entre outros assuntos. Foi consultor em diversos projetos na área de e-commerce, links patrocinados, otimização de busca para grandes clientes do mercado nacional. Atualmente é diretor da The UnderDogs, agência que atende clientes na área de e-commerce como Centauro, NetMovies, Adidas, Sony, Disney, entre outros. Luz abordou o comportamento do consumidor no e-commerce e como as empresas precisam ficar atentas a técnicas e percepções para ampliar a conversão no comércio eletrônico. Um dos aspectos destacados são as diferenças na aplicação de recursos como o Google Adwords e a busca orgânica do Google. O especialista mostrou o exemplo de busca de um smartphone para comora. Enquanto na busca orgânica os itens de busca de determinado produto estão difusos entre lojas virtuais e sites sem comércio eletrônico, o Adwords acaba sendo mais assertivo por fazer chamadas precisas e chamando a compra. Planejamento, uso de landing pages, usabilidade, compra de links patrocinados, testes a/b, funil de cadastros, velocidade para acesso das páginas, aplicação de cores. Luz apresentou várias técnicas que os programadores, profissionais de design e executiva de vendas precisam aplicar ao desenvolver e promover um e-commerce. Porém nada adianta o uso destas técnicas, segundo Luz, se o e-commerce não ter preço competitivo, prazo de entrega maior, frete mais caro. Integração entre mídias on e off line também deve ser planejada em campanhas para lojas virtuais. Ao promover um produto ou uma nova marca em uma mídia tradicional, a online precisa ser pensada para ser facilmente buscada ou chamada por meio de links patrocinados no buscador. O acompanhamento de temas que estão em evidência momentânea na mídia são oportunidades de desenvolvimento de campanhas expressas de links patrocinados que surpreendem quem está fazendo uma busca e contribuem na...
Leia MaisEDTED’11: de criação à design 360
Como a criação pode aprimorar o relacionamento e a defesa dos seus trabalhos frente ao cliente. Bruno Duarte, líder de projetos da A2C, agência digital com sedes em Joinville e São Paulo, abordou o tema na palestra De criação à design 360. Duarte foi o segundo palestrante do espaço Design e Marketing, do EDTED Florianópolis 2011. O profissional da A2C iniciou a palestra abordando de forma humorada como surgiu o cliente e como o desenvolvimento da economia e dos mercados, especialmente o de mídia, influenciou o relacionamento entre empresas e consumidores. O compromisso da publicidade com o cliente deve ir muito além do aspecto da criatividade. Segundo Duarte, é preciso mudar a forma de criar porque o cliente mudou a forma de consumir produtos e informações. Cannes não pode ser mais termômetro para o sucesso de uma ação com foco no cliente, aponta o profissional. Na criação, segundo Duarte, a metodologia é não ter metodologia; as informações são na sua maioria de ordem subjetiva, baseadas em feelings, vivências e experiências pessoais de cada profissional. Migrar de um estado de criação para o de design, já que o último utiliza as pessoas, reais, no centro do desenvolvimento de um projeto. O trabalho é realizado em equipe, com profissionais multidisciplinares. Tudo serve como documentação: configuração, concepção, elaboração e específicação. A pesquisa é fundamental e este conjunto de ações gera empatia por se colocar no papel do outro. Design 360 é um conceito que a A2C está desenvolvendo para mudar esta percepção de atendimento às necessidades reais do cliente. Ainda não é uma metodologia, nem uma fórmula mágica ou produto final – requer evolução. O conceito integra uma série de etapas de relacionamento e validação de projetos que está centrada na participação de todos os times de uma agência – do atendimento à criação, de forma multidisciplinar. Iniciação, kickoff criativo, designação, significação, diversão, documentação são as etapas propostas pelo Design 360. Os reports, ou seja, os comunicados aos clientes da evolução dos projetos, são constantes e facilitam o desenvolvimento e diminuem os riscos e os erros do entendimento e relacionamento cliente...
Leia MaisEDTED’11: email marketing em tempos de redes sociais
As mudanças do universo do email marketing diante das redes sociais. Com esta abordagem, o diretor da catarinense eCentry, Stamatios Stamou Jr., abriu as palestras do espaço Business da edição Florianópolis do EDTED, Encontro de Design e Tecnologia Digital. A eCentry é uma das pioneiras do email marketing digital brasileiro e atualmente investe seus esforços na área por meio da plataforma emailManager. Stamou Jr. iniciou a palestra negando um premissa já comum na mídia de que o email marketing está morrendo e as redes sociais estão acabando com ele. Segundo pesquisas, 41% dos usuários do Facebook se logam diariamente na rede social e os do Twitter, apenas 27%. Já o email, o percentual de usuários sobe para 87% que acessam pelo menos uma vez suas caixas de entrada pessoal por dia. Por outro lado, uma pesquisa da MarketingSherpa apontou que cada vez mais as pessoas estão utilizando as redes sociais para a comunicação pessoal, entre amigos e conhecidos, em detrimento do email. Porém para relacionamento entre consumidores e empresas, a mesma pesquisa aponta que a preferência é o correio eletrônico, onde o email marketing aparece como uma das melhores ferramentas, quando utilizado de forma adequada. Ferramentas como o Twitter, segundo Stamou Jr., tornam a comunicação muito efêmera diante do volume de informações que são compartilhadas, enquanto que o email permite uma leitura mais adequada e sistematizada. O desafio está na cultura do spam no email, as mensagens não solicitadas. O grande benefício do email marketing, que é o relacionamento cliente empresa, acaba sendo prejudicado quando utilizam esta ferramenta para comunicação não autorizada. Mas como integrar as redes sociais com as ações que as empresas promovem via email marketing? A eCentry, com o emailmanager, possibilitou que as redes sociais possam ser conectadas à ferramenta de disparo de email marketing. Ao enviar uma peça para uma base de clientes, automaticamente a mensagem é postada nas redes sociais, que permite que mesmo os usuários não assinantes por email, possam receber e acessar a informação compartilhada. Desta forma a empresa atinge um público que anteriormente não conseguiria atingir, já que as redes sociais, por vezes, possuem perfis de usuários distintos dos assinantes de email marketing. Stamatios Stamou Jr, diretor da...
Leia MaisCobertura do EDTED Florianópolis 2011
O TI Santa Catarina estará em mais uma edição do EDTED em Florianópolis, trazendo as novidades de um dos maiores eventos itinerantes de marketing digital do país. Vamos estar neste sábado, dia 24, no twitter e postando em tempo real aqui no blog. Acompanhe!
Leia MaisFinancial Times destaca TI de Santa Catarina
A publicação online Brazil Confidential, editada por jornalistas de um dos maiores grupos de mídia focada em economia do mundo, o Financial Times, destacou o potencial do setor tecnológico catarinense em reportagem sobre o Estado. Santa Catarina: revitalising and modernising é o título da matéria de seis páginas publicada na última quinzena de setembro de 2011, que destaca as dificuldades da indústria tradicional catarinense frente à competição chinesa e o esforço recente em desenvolver um “vibrante” setor tecnológico no Estado. Na reportagem, foram abordados números da indústria de Santa Catarina e exemplos de grandes empresas em diversos setores, como WEG, Librelato e Cecrisa. Como a publicação tem como foco investidores de todo o mundo, a reportagem apresentou algum dos investimentos recentes na economia do Estado citando exemplos de fundos de private equity com atuação em Santa Catarina. O papel do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), no incentivo a alguns setores também foi alvo na reportagem da publicação inglesa. E o da tecnologia da informação e comunicação mereceu grande destaque no contexto da matéria por ser uma das apostas tanto do governo, quanto dos investidores, da revitalização e modernização da economia catarinense. A expectativa do governo é fazer do estado os mais inovador do país em 10 anos, por meio do plano SC@2022, em vias de ser lançado. Outra aposta é no desenvolvimento de clusters regionais ao longo de todo o Estado – um dos principais é o Sapiens Parque, em Florianópolis, que recentemente anunciou seu primeiro investimento privado por uma das maiores empresas de tecnologia do Estado, a Softplan/Poligraph. No total, R$ 23 milhões serão investidos na construção da nova sede da empresa no empreendimento. Todo este potencial do segmento tecnológico e a busca por negócios inovadores tem atraído diversos investidores, segundo a reportagem, como os fundos da CVentures, CRP Participações, BR Investimentos, Fundo SC, DLM Invista e Criatec. Deste último, o Criatec, criado pelo BNDES e Banco do Nordeste, o repórter destacou os investimentos no Estado – das cinco empresas que já receberam aportes do fundo, quatro são catarinenses. Duas delas, de Florianópolis, mereceram destaque por já terem recebido um segundo round de investimento: a Arvus, que desenvolve tecnologias para agricultura de precisão; e a Cianet, uma indústria de equipamentos na área de comunicação digital e telecom. Representantes destes fundos regionais e nacionais foram ouvidos e foram unânimes em afirmar do potencial de investimentos em empresas que o Estado oferece. Uma das preocupações apontadas e que pode prejudicar um maior crescimento do segmento é falta de mão de obra qualificada, que pode se agravar caso grandes empresas decidam instalar unidades no Estado. O presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), Rui Luiz Gonçalves, além de abordar números do setor, falou à reportagem sobre a participação dos investidores em empresas de TI do Estado. Mais informações sobre a publicação Brazil Confidential podem ser acessadas no site. Somente assinantes podem ter acesso ao conteúdo da edição em que o estado catarinense foi...
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