Últimas Notícias

SC ganha projeto para desenvolvimento e fortalecimento de startups
jan09

SC ganha projeto para desenvolvimento e fortalecimento de startups

O Sebrae/SC, juntamente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), por meio do programa Nova Economia@SC, lança no dia 14 de janeiro o projeto Desenvolvimento e Fortalecimento das Startups Catarinenses. Além de várias ações, voltadas ao segmento de startups, o projeto prevê um programa de capacitação com duração de quatro meses para grupos de empreendedores que queiram montar uma startup ou tenham uma empresa já iniciada. O programa é gratuito e tem como foco metodologias comprovadas que mais se aplicam ao ambiente de inovação (como Lean Startup, BM Canvas, Métricas, Customer Development, Valuation). O objetivo é transformar novas ideias em empreendimentos de potencial. No fim do ano, as melhores startups do programa poderão participar de uma missão internacional ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, e também participar do Sebrae Startup Day, onde apresentam seus projetos para investidores. Para balizar as ações do projeto, o Sebrae/SC realizou uma pesquisa com mais de 150 startups catarinenses, com o intuito de conhecer melhor suas necessidades. O mercado é promissor para as startups, especialmente em Santa Catarina. Temos ótimas universidades no estado e empresas de tecnologia que estimulam a inovação e o empreendedorismo, consequentemente, o estado conta com profissionais extremamente especializados e competentes. Alexandre Souza, gestor do projeto no Sebrae/SC Os interessados em participar do programa de capacitação podem se inscrever de 14 de janeiro a 15 de março pelo site do projeto: http://www.startupsc.com.br. Serão selecionadas 20 empresas para primeira turma, que serão conhecidas em 01 de abril de 2013. Startup Weekend Florianópolis Além do programa de capacitação, o projeto Startup SC irá realizar várias atividades de capacitação e fomento ao empreendedorismo, o primeiro deles é o Startup Weekend Florianópolis, de 22 a 24 de março. O Startup Weekend é um evento intensivo de trabalho em equipe e destaca-se por reunir webdesigners, programadores, profissionais de marketing e de gestão para criarem novas startups em 54 horas. Os participantes recebem ajuda de mentores, profissionais experientes em diversos ramos, para montarem suas startups. O Startup Weekend já foi realizado em 95 países e mais de 400 startups foram criadas a partir desses eventos. As inscrições pelo site já estão abertas e o valor do primeiro lote é de R$ 70,00 por empreendedor (o ingresso cobre sete refeições, coffee-break, acesso a recursos exclusivos e mentoria...

Leia Mais

Catarinenses recebem certificação MPS.Br

No último dia 13 de dezembro, seis empresas catarinenses, associadas da ACATE, receberam as placas referentes à certificação de qualidade do Modelo de Processo de Software (MPS.BR). São elas: Ayty CRM BPO, IPM, JExperts Tecnologia, Khor TI, PariPassu e Specto. A implementação dos processos de melhoria da qualidade do software iniciou neste grupo de empresas ? o terceiro do tipo na ACATE ? em julho de 2011. Os recursos para o MPS.BR são destinados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), FINEP e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Incremental Tecnologia foi a responsável por implantar o processo nas empresas participantes do grupo. O MPS.BR é uma iniciativa da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e tem como em como objetivo melhorar a qualidade e a produtividade do software brasileiro utilizando, inclusive, índices de qualidade reconhecidos internacionalmente. Com a implementação do modelo, espera-se reduzir custos de produção, incentivar a adoção de melhores práticas de engenharia de software, além de conquistar melhorias nos processos e dos produtos, maior controle e gestão de projetos, competitividade e diferenciação no...

Leia Mais
Solução de SC para gestão de conselhos atende cinco seccionais da OAB
dez21

Solução de SC para gestão de conselhos atende cinco seccionais da OAB

Desde 2008 a empresa blumenauense de TI HBSIS aposta em um software especializado para as OABs (Ordem dos Advogados do Brasil). Paraíba, Piauí, Santa Catarina, Tocantins e, no último mês, Espírito Santo, já aderiram à solução HB.Conselhos, que permite a padronização dos procedimentos, oferece segurança e consistência aos dados, além de proporcionar maior controle à gestão. Após o fechamento do contrato com a seccional capixaba, o sistema da HBSIS passa a atender cerca de 100 mil advogados em diferentes regiões brasileiras. O montante equivale a cerca de 20% das seccionais, que através do HB.Conselhos, passam a tramitar seus documentos eletronicamente. Por ser 100% web, a solução oferece ganho de produtividade, evitando retrabalho e proporcionando a interatividade entre diversos setores. Passado o ano eleitoral na OAB e com a posse das novas diretorias, esperarmos dobrar o número de clientes atendidos em 2013. Também estamos planejando iniciar o atendimento de outros conselhos profissionais, com soluções que se adequem às necessidades específicas de cada segmento. Luciano Bridi, gerente de produto do HB.Conselhos Sobre o HB.Conselhos O HB.Conselhos é um sistema integrado e eficiente, desenvolvido a partir da análise criteriosa das atividades de uma seccional. ? uma solução que padroniza procedimentos, fornece segurança e consistência aos dados e proporciona maior controle à gestão. 100% web, o software oferece serviços como emissão de boletos de anuidades e taxas, atualização cadastral instantânea, posição financeira atualizada, emissão de certidões, além de manter o cadastro dos advogados integrado com o Conselho Federal automaticamente. Sobre a HBSIS Focar os profissionais nas decisões e estratégias e deixar que a tecnologia faça seu papel no processo de controle e monitoramento de informações. Este é o objetivo da HBSIS, empresa de Blumenau (SC) especializada em sistemas de informação. Hoje são cerca de 260 profissionais atuando nos produtos HB.Prever, HB.NFe, HB.Conselhos, HB.MDM e Outsourcing de TI. A expectativa é que a empresa atinja um crescimento de 22% em 2012, mantendo o mesmo percentual dos últimos...

Leia Mais
Florianópolis recebe evento internacional sobre desenvolvimento ágil de software
dez21

Florianópolis recebe evento internacional sobre desenvolvimento ágil de software

A Agile Alliance, uma das organizações mais importantes da indústria de software global, promove o Agile Alliance Open Space Florianópolis 2013. Evento reúne autores, desenvolvedores, empresários, investidores, estudantes e interessados em discutir como métodos ágeis podem tornar a indústria de software mais humana, produtiva e sustentável. O Open Space acontece dia 24 de Janeiro de 2013 no Centro de Eventos do Sistema FIESC. Criada em 2001, a Agile Alliance busca desde 2010 uma maior internacionalização de suas ações. O fato de Florianópolis ser um consolidado polo tecnológico brasileiro contribuiu para a vinda do evento pela primeira vez ao Brasil. A organização internacional traz para as discussões todo o seu Conselho de Administração, que é composto por autores famosos como Diana Larsen e Esther Derby, e também por líderes e executivos de grandes empresas como Pat Reed, Jim Newkirk e Rebecca Parsons, que atuaram na alta administração de empresas como GAP, Walt Disney, Microsoft e Thoughtworks. O espaço será dinâmico e de exploração do pensamento ágil nos diferentes níveis das organizações. Será uma oportunidade única para nossa região ter tantas pessoas que são referências globais reunidas num único espaço para compartilhamento. Neste Open Space, tanto novos empreendedores adeptos do Lean Startup quanto desenvolvedores e executivos de grandes empresas, terão oportunidades para trocar informações valiosíssimas sobre como evoluir e transformar suas organizações. Samuel Crescêncio, CEO da empresa catarinense OnCast e único latino americano diretor da Agile Alliance A americana anfitriã do Agile Alliance Open Space, Diana Larsen, atuou três anos como presidente do conselho de administração da Agile Alliance e atualmente encontra-se em seu 6º ano no conselho. Diana presta consultorias a líderes e equipes para criar processos de trabalho onde a inovação, a inspiração e a imaginação florescem. Com mais de 15 anos de experiência trabalhando com profissionais técnicos, ela traz foco para o lado humano das organizações, das equipes e dos projetos. Diana é coautora da obra Agile Retrospectives: Making Good Teams Great! com Esther Derby, e escreve posts ocasionais e artigos. Diana descobre soluções e possibilidades onde outros só encontram barreiras e obstáculos. Os participantes da conferência ganham o direito comprar uma Licença Completa da Agile Alliance quando se inscreverem para o Open Space, em Florianópolis. A inscrição dará um desconto de 90% disponível apenas para os participantes do evento. O Open Space será realizado no Centro de Eventos Sistema FIESC, Rua Admar Gonzaga, 2765, no bairro Itacorubi em Florianópolis. Organização e promoção Agile Alliance, com o patrocínio OnCast. Diretores da Agile Alliance participantes do evento em Florianópolis – Linda Cook, Tesoureira da Agile Alliance (EUA) – Samuel Crescêncio, Diretor da Agile Alliance (Brasil) – Paul Culling, Diretor da Agile Alliance (Canadá) – Esther Derby, Diretora da Agile Alliance (EUA) – Jim Newkirk, Diretor da Agile Alliance (EUA) – Ola Ellnestam, Secretário da Agile Alliance (Suécia) – Rebecca Parsons, Presidente da Agile Alliance (EUA) – Pat Reed, Diretora da Agile Alliance (EUA) – Shane Hastie, Diretor da Agile Alliance (Nova Zelândia) – Declan Whelan, Diretor da Agile Alliance (Canadá) – Phil Brock, Diretor Executivo da Agile Alliance...

Leia Mais

Dígitro implanta Balanced Scorecard de TI

A Dígitro Tecnologia, desenvolvedora brasileira de soluções para Inteligência, TI e Telecom, acaba de pôr em operação o seu novo programa de Balanced Scorecard especialmente voltado para a melhoria de processos em governança de TI. O Balanced Scorecard é considerada a mais evoluída metodologia de gestão estratégica disponível. Além de promover a comunicação e o monitoramento de indicadores, identificando os pontos de eficiência, alinha os processos internos aos objetivos do negócio. O conceito foi criado em 1992 por um grupo de professores da Universidade de Harvard, tornando-se parâmetro indispensável para a maturidade da gestão. A fase preliminar do programa consistiu na definição dos objetivos, metas e no mapeamento dos processos críticos a serem monitorados. A partir da construção do cenário futuro, reestruturamos e desenvolvemos indicadores. Antes, alguns deles eram vistos em diferentes locais e, agora, os principais estão estruturados em um lugar único, incluindo níveis de segurança, incidentes, problemas, SLAs de fornecedores, satisfação dos usuários em relação à estrutura de TI, dentre outros. Com o BSC implementado promovemos a construção de um banco de conhecimento significativo para todos os envolvidos. Fabricia Faria, Gerente de TI da Dígitro Através desse BSC, a Dígitro pode exercer uma gestão mais efetiva sobre seus projetos e operações, podendo acompanhar constantemente seus resultados. Como parte das iniciativas de governança de TI, além do BSC, a Dígitro trabalha fortemente alinhada com as normas ISO 27001, ITILv3 e COBIT5. Em 2012, a empresa obteve também a recertificação ISO 9000, para processos industriais, e TL 9000, que trata especificamente da qualidade de processos e produtos na indústria de...

Leia Mais