TI ajuda Florianópolis a ser escolhida como a capital mais empreendedora do país
Primeiro lugar no ranking da Endeavor, a capital catarinense ganha a capa da última edição da Revista Exame O primeiro lugar no ranking das capitais mais empreendedoras do Brasil e a capa da última edição da Exame são de Florianópolis. E tanto a publicação Índice de Cidades Empreendedoras da Endeavor quanto a revista de circulação nacional destacam o bom panorama do setor tecnológico, que foi essencial para a capital catarinense alcançar o primeiro lugar na classificação. Inovação foi o critério que evidenciou a importância da área de tecnologia para a Ilha de Santa Catarina. Eram dois os indicadores analisados pelo pilar ? potencial de geração de ideias e intensidade de investimentos. No primeiro, Florianópolis ficou atrás apenas de São Paulo, graças aos excelentes números relacionados ao setor: um em cada 28 mestres e doutores em ciência ou tecnologia da cidade trabalham nas empresas locais, representando mais do que o dobro da média das outras 14 capitais analisadas. Além disso, profissionais destas esferas representam 7% de todos os trabalhadores da capital. No segundo critério, intensidade de investimentos, a cidade ficou na quarta posição. A frase do prefeito Cesar Souza Junior destacada na revista Exame expõe uma realidade: ?tecnologia não é mais uma opção para Florianópolis, é uma necessidade??. Números divulgados em 2012 mostram que as 600 empresas de tecnologia existentes na cidade foram responsáveis por 6 mil empregos diretos e faturaram R$ 1 bilhão. Para Guilherme Bernard, presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), o bom desempenho do setor deve-se à capacitação técnica de qualidade e ao interesse nas tendências mundiais. ?Também contamos com ampla infraestrutura para desenvolvimento e consolidação dos negócios, como os parques tecnológicos e incubadoras?? diz. Atualmente, o setor tecnológico é o maior pagador de impostos ao município. A reportagem destacou a trajetória de diversas empresas que começaram do zero na cidade e que hoje se destacam pela relevância dos projetos desenvolvidos – dos sistemas de recomendação de e-commerce da Chaordic ao programa de automação do judiciário desenvolvido pela Softplan, entre outros casos. O estudo da Endeavor contemplou as 14 capitais brasileiras que possuem regiões metropolitanas com mais de 1% das empresas de alto crescimento do país. Foram sete os pilares analisados ? infraestrutura, capital humano, inovação, ambiente regulatório, mercado, acesso a capital e cultura. São Paulo e Vitória conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente....
Leia MaisFlorianópolis recebe nova edição do Fórum de Marketing Digital
Uma das etapas do Fórum de Marketing Digital 2014 ? evento da Digitalks que passará por 14 capitais brasileiras ? vai ocorrer em Florianópolis no dia 8 de abril, a partir das 8h, no Centro de Eventos CentroSul. Na ocasião, profissionais do Google, Facebook, IVC, Locaweb, Apiki, Webstorm participarão de mesas de discussão sobre tendências e o futuro da área. ?O Fórum de Marketing Digital tem como objetivo a mpliar as análises e gerar um maior conhecimento e experiência sobre as questões relativas à comunicação digital??, Flávio Horta, diretor do Digitalks. A organização concede descontos especiais para grupos de cinco pessoas ou mais. Basta enviar um e-mail para forum@digitalks.com.br ou acessar http://digitalks.com.br/eventos/forum-digitalks-florianopolis-2014/ Confira a programação completa neste link....
Leia MaisCenso Digital 2014: ABRADi-SC orienta sobre participação
Empresas interessadas em participar do Censo Digital 2014 têm até a próxima sexta-feira, dia 31 de janeiro, para responder as informações que estão no questionário elaborado pela Associação Brasileira de Agentes Digitais (ABRADi). O objetivo da pesquisa é apresentar um panorama atualizado sobre a comunicação digital e auxiliar o trabalho das agências que desejam expandir seus negócios fora do Brasil. Neste ano, o Censo Digital tratá um mapeamento do grau de internacionalização das empresas brasileiras do setor, com base no questionário da ApexBrasil, órgão do governo que promove produtos e serviços brasileiros no exterior e fomenta a atração de investimentos estrangeiros ao País. ?? fundamental que as agências participem deste levantamento, oportunizando assim a melhoria do setor e principalmente a expansão do mercado digital em todo o país. São pequenas informações que servirão para o desenvolvimento do mercado?? Sandro Alencar Fernandes, presidente da ABRADi-SC A pesquisa aborda questões como faturamento, número de colaboradores e as áreas de atuação. Não é preciso ser filiado à ABRADi para participar, basta solicitar o envio pelo e-mail abradi@abradi.com.br. O questionário online estará disponível até o dia 31 de janeiro pelo link...
Leia MaisOlhóCON 2014 abre pré-venda de inscrições
Sexta edição do evento acontece nos dias 2 e 3 de maio em Florianópolis A edição 2014 do OlhóCON, evento de marketing digital e empreendedorismo que acontece entre os dias 2 e 3 de maio, em Florianópolis, abriu a pré-venda de inscrições pelo site. Durante o período de pré-venda, que iniciou no dia 22 de janeiro, o valor será de R$ 280,00, um desconto de 40% em relação ao preço normal. O evento, que será realizado pelo quarto ano no Brasil, acontece no hotel Majestic, no centro de Florianópolis e tem quatro palestrantes já confirmados: Israel Degáspari, professor e fundador do Midiasblog; Marcelo Vitorino, sócio da Presença Online e com experiência em campanhas políticas na web; Rafael Rez Oliveira, diretor da Web Estratégia, arquiteto de informação e especialista em Marketing de Conteúdo; e Rodrigo Nascimento, diretor da Buscar ID, empresa focada em marketing online. O OlhóCON, realizado pela Jimmy, surgiu em 2011 em Florianópolis e já teve edições em São Paulo e Belo Horizonte. Nos seis eventos já realizados, reuniu mais de 1,2 mil participantes, entre profissionais de marketing digital e de TI, webdesigners, desenvolvedores, investidores, consultores, professores e...
Leia Mais