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ABES quer levar modelo catarinense para o país
jul06

ABES quer levar modelo catarinense para o país

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) divulgou nesta segunda-feira, em Florianópolis, a 6ª edição da pesquisa ?Mercado Brasileiro de Software ? Panorama e Tendências??. Conduzido pelo IDC (International Data Corporation), o relatório traz uma radiografia completa do cenário vivido por esse mercado em 2009, bem como as principais tendências que se destacarão no segundo semestre de 2010. Pela primeira vez Florianópolis foi escolhida para a apresentação da pesquisa. Trouxemos o evento para Santa Catarina por ser o segundo maior produtor nacional de tecnologia e pela ABES estar ampliando sua participação regional a começar pelo estado catarinense, via ACATE. Gérson Schmitt, catarinense, presidente da ABES e diretor da ACATE A ACATE, juntamente com o CETIC-SC, foram apoiadores do almoço desta segunda-feira, que reuniu empresários e lideranças ligadas a entidades catarinenses de tecnologia. Recentemente, a ACATE conveniou-se a ABES com o objetivo de ampliar a representatividade da entidade local nas instâncias federais, especialmente em Brasília. Queremos mostrar o modelo vencedor de ciência, tecnologia e inovação, além do associativismo empresarial, desenvolvido em Santa Catarina. A ABES será um destes caminhos. Um dos projetos que serão desenvolvidos com o apoio da ABES é desenvolver no próximo ano uma pesquisa setorial somente com empresas catarinenses, complementando o estudo da entidade nacional. Rui Luiz Gonçalves, presidente da ACATE Veja mais fotos como esta em Comunidade ACATE Números De acordo com o estudo apresentado pela ABES, mantendo-se estável no cenário mundial de softwares e serviços, o mercado brasileiro ocupou a 12ª colocação no mundo, e movimentou cerca de US$ 15,3 bilhões em 2009 ? saldo 2,4% acima do alcançado no ano anterior. Desse total, US$ 5,4 bilhões referem-se a softwares e US$ 9,9 bilhões a serviços, o equivalente a 1,70% e a 1,78% do mercado mundial, respectivamente. No mesmo período o mercado mundial de softwares e serviços registrou pequeno avanço de 0,89% e movimentou US$ 880 bilhões. Exportação de software e serviços Destaque para os resultados alcançados com a exportação. Durante o período o país registrou avanço de 7%, montante equivalente a US$ 363 milhões. As vendas de licenças de software especificamente tiveram salto de 12%. Consideramos esses valores um indício positivo da capacidade de reação do setor, confirmando um potencial muito grande a ser explorado fora do país. Mas em nossa avaliação, para alavancarmos as exportações, precisamos resolver problemas estruturais relacionados ao modelo setorial. Hoje os governos são os maiores produtores e concorrentes do setor, não estimulam pesquisa e inovação ? à medida que dão preferência à utilização de softwares com fonte aberta, opção que também cria conflito ou dificuldades para a defesa da propriedade intelectual. Gérson Schmitt, presidente da ABES Além disso, de acordo com o executivo, o modelo de exportação defendido pelo Governo baseia-se no crescimento das vendas de serviços em vez de apostar em inteligência empacotada, o que pode agravar ainda mais o contexto apresentado pelo IBGE, que estima a falta de 200 mil profissionais no setor e custos de mão-de-obra maiores que os principais concorrentes internacionais. Radiografia da indústria nacional Segundo estudo do IDC, atualmente o setor é composto por 8,5 mil empresas, das quais 76,5% dedicam-se ao desenvolvimento, distribuição e comercialização de softwares, formando uma cadeia de valor com grande potencial de expansão pela sua capilaridade no mercado interno. Assim como nos dois últimos anos, quase 50% da...

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Talk Interactive adota nova ferramenta de CRM
jul02

Talk Interactive adota nova ferramenta de CRM

A Talk Interactive, agência especializada em relacionamento digital através da formulação de estratégias de marketing digital, mídias sociais, usabilidade e tecnologias 2.0, acaba de adotar nova ferramenta para gestão de relacionamento com clientes. O sistema escolhido foi o CRM+, desenvolvido pela norte-americana NetSuite e disponibilizado no Brasil através da catarinense SuitePlus Tecnologia. Além de adotado internamente, o sistema passará a ser agregado à tecnologia e aos serviços desenvolvidos pela Talk a seus clientes. Entre os diferenciais oferecidos pelo sistema CRM+ estão o desenvolvimento na nuvem e o oferecimento como Software as a Service (SaaS). Comercializada como serviço, o sistema oferece a facilidade e eficácia de gerenciamento de todas as transações realizadas em tempo real, de qualquer computador ou celular com conexão à internet. Por ser um sistema web-based, a ferramenta oferece uma tecnologia de fácil utilização que dispensa aquisição de hardwares ou configurações complexas. A escolha pelo sistema da NetSuite foi baseada em características essenciais para um bom sistema de CRM: retenção e fidelização dos clientes. A maior parte das ferramentas para CRM que conhecemos focaliza apenas uma parte do ciclo de vida do cliente junto à empresa, que é a captação. Essas ferramentas deixam muito a desejar em relação às demais fases, principalmente no que tange a retenção e a fidelização dos clientes, que são o verdadeiro propósito do CRM. Nós já trabalhamos com CRM há algum tempo, utilizando tecnologias de diferentes fornecedores, e finalmente encontramos no CRM+, oferecido pela SuitePlus, que se mostrou uma solução tecnológica completa, principalmente no suporte ao CRM Operacional e ao CRM Analítico, questões que são críticas no nosso entendimento. Luiz Alberto Ferla, presidente da Talk Atualmente, o CRM+ está em fase de implantação na Talk. Em breve, ele passará a ser agregado aos serviços e à tecnologia para CRM oferecida pela empresa aos seus clientes. Este novo contrato e a possibilidade de expansão da tecnologia mostram amadurecimento no mercado brasileiro quanto à computação na nuvem. Conquistar um cliente de vanguarda do segmento de comunicação, como a Talk, é uma conquista para nossa empresa e mostra que o mercado brasileiro está maduro para nossas soluções. Hoje, o cliente sabe o que tecnicamente é relevante na escolha de uma ferramenta de CRM. Ricardo Demasi, diretor comercial da SuitePlus Sobre a Talk Interactive A Talk Interactive é uma agência especializada em relacionamento digital através da formulação de estratégias de marketing digital, mídias sociais, usabilidade e tecnologias 2.0 para clientes de vários segmentos, especialmente da área institucional. A empresa tem sede em São Paulo e mantém filiais em Florianópolis, Brasília e Seattle, nos EUA. Fundada em julho de 2008 em São Paulo, a Talk é composta atualmente por uma equipe multidisciplinar, formada por designers, arquitetos de informação, analistas de sistemas, redatores, jornalistas e estrategistas, que dividem seu tempo blogando, twitando, publicando e interagindo pela...

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MIDI Tecnológico abre processo seletivo

Reconhecido como uma das melhores incubadoras do Brasil, o MIDI Tecnológico, de Florianópolis, recebe até o dia 30 de julho inscrições de novas empresas de base tecnológica. Empreendedores podem se candidatar a vagas para incubação residente ou virtual, modalidade na qual as empresas não ficam sediadas na incubadora, mas recebem todos os benefícios oferecidos pelo MIDI Tecnológico. A incubadora oferece consultorias, assessorias, estrutura física e diversos outros serviços para fortalecer os passos iniciais dos negócios nascentes e preparar empresários e empresas para enfrentar o mercado. No MIDI Tecnológico, instituição administrada pela ACATE e mantida pelo SEBRAE-SC, as empresas recebem consultorias de marketing, recursos humanos, administrativa, de plano de negócios, jurídica e assessoria de imprensa. Outro benefício é a filiação automática à ACATE e à Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), com isenção de taxa de associação durante o período de incubação. A incubadora oferece ainda estrutura para reuniões, biblioteca, equipamentos de hardware, sala de reuniões e multimídia e serviços diversos. As incubadas residentes recebem ainda salas e infraestrutura com aluguel subsidiado. O primeiro passo para participar do processo seletivo, é preencher o roteiro de proposta para ingresso no MIDI Tecnológico, disponível no site, e entregar uma cópia impressa e outra digital desse documento até o final do prazo na sede da incubadora. Para entrar na incubadora, as empresas e os empresários passam por uma seleção orientada por uma série de critérios que avaliam, por exemplo, o caráter inovador do negócio e o perfil empreendedor dos sócios. Mais informações podem ser obtidas com a coordenação do MIDI Tecnológico pelo telefone (48) 2107 2737 ou pelo e-mail...

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Como a pequena empresa pode lucrar com inovação

O SEBRAE-SC está promovendo em toda Santa Catarina um workshop muito interessante que pretende apoiar e levar informação sobre inovação para micro e pequenas empresas do Estado. Como a pequena empresa pode lucrar com a inovação é um evento gratuito dirigido às MPEs de todos os setores econômicos – indústria, comércio, serviços e agronegócios. Com a iniciativa, o SEBRAE-SC quer desmistificar e sensibilizar para a importância da inovação nos negócios, como fator estratégico na criação de oportunidades de crescimento, lucratividade e competitividade. Aliás, esta mudança estratégica de atuação do SEBRAE em todo o país se seu após perceber a relevância da sua trajetória incentivando o empreendedorismo no país, tendo alcançado excelentes resultados, como a diminuição drástica da mortalidade das micro e pequenas empresas nos seus primeiros dois anos. Agora, todas as unidades estaduais do SEBRAE voltam suas atenções para a inovação: além de incentivar o empreendedorismo, é preciso estimular a sobrevivência das empresas – e isso tem se dado, atualmente, pela inovação. A programação do workshop prevê: Palestra interativa com resposta às principais perguntas dos empresários de micro e pequenas empresas sobre inovação. Apresentação de caso de sucesso: depoimento de empresário que obtive bons resultados com a inovação. Apresentação de soluções de inovação do SEBRAE/SC. Confira o calendário de realizações dos workshops, em diversas cidades catarinenses: 13/07 – 19h00: São João Batista (SENAI – São João Batista) 15/07 – 19h00: Florianópolis (Centro de Educação Empresarial do SEBRAE/SC) 20/07 – 19h30: Caçador (SENAC – Caçador) 21/07 – 19h00: Ouro (Escola de Educação Básica Felisberto Vilarino Dutra – Ouro) 22/07 – 19h00: Pinhalzinho (Associação Comercial e Industrial de Pinhalzinho) 28/07 – 19h00: Rio do Sul (AMPE- Rio do Sul) 29/07 – 19h00: Criciúma (Associação Comercial e Industrial de Criciúma) 10/08 – 14h00: Maravilha (Associação Empresarial de Maravilha) 10/08 – 19h00: São Miguel do Oeste (Associação Comercial e Industrial – São Miguel do Oeste) 11/08 – 19h00: Chapecó (Associação Comercial e Industrial de Chapecó) 12/08 – 19h00: Joaçaba (SEBRAE Joaçaba) 13/08 – 19h30: Lages (CDL Lages) 17/08 – 19h00: Joinville (AJORPEME) 18/08 – 19h00: Jaraguá do Sul (Centro Empresarial de Jaraguá do Sul) 19/08 – 19h00: Blumenau (SEBRAE Blumenau) Inscreva-se no site do workshop. Com informações da consultoria Novos...

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Rudra aposta em TI para sustentabilidade
jul01

Rudra aposta em TI para sustentabilidade

Incentivar que pessoas e organizações adotem práticas de sustentabilidade no seu dia a dia, com o apoio da tecnologia, especialmente softwares, é uma das apostas da empresa catarinense Rudra Tecnologias Sustentáveis. Fundada em 2008 por jovens técnicos empreendedores, a empresa teve foi, no ano seguinte, uma das agraciadas no Prime em Santa Catarina, programa da FINEP criado para incentivar empresas nascentes na consolidação de seus negócios. A missão da Rudra é transformar o discurso de sustentabilidade em prática através de produtos e processos inovadores para segmentos considerados estratégicos. Dois produtos recém-lançados pela empresa já apontam para esta direção. O primeiro projeto da Rudra foi o Green Jobs Brasil, que a empresa afirma ser o primeiro portal de empregos verdes do Brasil. Segundo uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho, o Brasil possui cerca de 2,6 milhões de postos de trabalho considerados empregos verdes. O Green Jobs foi uma iniciativa que visa atender este nicho: mostrar as novas oportunidades de trabalhos em prol do meio ambiente. Em outros países existem iniciativas parecidas. O objetivo do portal é ser um canal de comunicação entre entre empresas que atuam de maneira verde e profissionais qualificados para essas atividades. Totalmente gratuito, empresas e profissionais podem usá-lo sem nenhum tipo de cadastro ou cobrança. As ofertas de empregos estão subdivididas pelas áreas Técnicos, Educadores, Gestores e Comercial, e podem ser procuradas por um fácil sistema de buscas de empregos. Karina de Souza, sócia-diretora da Rudra Outro portal que acaba de ser lançado pela Rudra é o Construção Eficiente – um ambiente criado para aproximar prorifissionais e empresas que buscam produtos e serviços ecoeficientes para a construção civil. A iniciativa já conta com mais de 400 itens, entre soluções para economia de água e energia, climatização, materiais mais eficientes, móveis e artigos de decoração. Já apostam no projeto empresas como Deca, Eliane, Komeco, Thermosystem, Bambu Carbono Zero, entre outras. Fabricantes, lojistas e profissionais de produtos e serviços com critérios de ecoeficiência poem divulgá-los gratuitamente por 30 dias. Após o período, o serviço de divulgação se torna pago. Estima-se que 6% dos consumidores brasileiros praticam o chamado consumo consciente e este número tende a crescer rapidamente. O portal Construção Eficiente estará empenhado em ser um ambiente de fair trade, prezando por relações de negócios justos, onde todos ganham: o fornecedor, o comprador e o planeta. Marco Sulzbacher, sócio-diretor da...

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