Últimas Notícias

Concurso premiará melhor plano de negócios de Santa Catarina

As inscrições para o Concurso Estadual de Plano de Negócios estão abertas e todos os estudantes universitários matriculados em universidades e faculdades de Santa Catarina podem participar e concorrer a uma viagem ao Vale do Silício ? EUA. O concurso é uma iniciativa do Sebrae/SC e tem como objetivos principais estimular a cultura do empreendedorismo, promover a prática do planejamento empresarial no ambiente acadêmico e contribuir para que os universitários catarinenses montem seu próprio negócio de forma planejada. Trata-se uma competição estadual para alunos brasileiros, residentes em Santa Catarina, de cursos de graduação e formação tecnológica presenciais, semipresenciais e à distância, efetivamente matriculados nas instituições de ensino superior, do Estado de Santa Catarina, credenciadas pelo MEC. As inscrições serão on-line no período de 25/05/2011 a 31/08/2011. O endereço eletrônico para efetuar a inscrição é http://www.sebrae-sc.com.br/negociocerto. Mais informações podem ser obtidas com o Sebrae através do fone 0800 643 0401. Com informações do Sebrae-SC e...

Leia Mais
Tecnologia, marketing, redes sociais, causas sociais: a fórmula do Social Good Summit
jun11

Tecnologia, marketing, redes sociais, causas sociais: a fórmula do Social Good Summit

Social Good Summit 2011: um evento que irá reunir o blog Mashable, a revista The Economist, Randi Zuckerberg, Simon Mainwairing… Creio que todos os que estão por dentro das novidades em social media já ouviram falar ou seguem o Mashable, o maior blog independente de notícias dedicado a cobrir a cultura digital, social media e tecnologia. A importância das inovações digitais e como essas empoderam e inspiram pessoas ao redor do mundo são temas constante do blog. Só para terem uma idéia da força do Mashable – ele tem 13 milhões de visitantes únicos e mais de 50 milhões de pageviews por mês, além de ser um dos top 10 e mais rentáveis blogs do mundo. Seu criador, Pete Cashmore, foi nomeado como muito influente pelas Ad Age´s 2011, pela Time Magazine em 2011 e pela Forbes como uma das celebridades da Web. The Economist é uma das mais respeitadas publicações de economia e negócios do mundo. Simon Mainwairing é um premiado consultor de branding, autor bestselling, blogueiro influente e palestrante internacional, que fundou a We First, uma consultoria de social branding comprometida em apoiar as marcas na construção de comunidades. Randi Zuckerberg é a irmã de Mark Zuckerberg, que trabalhou no marketing do Facebook por 6 anos, que saiu do mesmo em agosto de 2011 para abrir seu próprio negócio. O Social Good Summit 2011, Novas Forças, Novos Players, Novas Plataformas, que acontecerá de 19 a 22 de setembro próximo, em Nova York, vai reunir influentes players do mundo da comunicação e marketing, com organizações sem fins lucrativos e milhares de pessoas e voluntários que vem utilizando a força da tecnologia e das mídias sociais para as mudanças sociais. Este é um assunto que ganha a cada dia mais força e adeptos nos EUA e em outros países. No Brasil, ainda estamos no início da discussão e da divulgação do tema, apesar de contarmos com muitas iniciativas que tem promovido mudanças sociais altamente positivas. Penso que os grandes players de comunicação, marketing, social media e tecnologia no Brasil tem uma grande oportunidade de abraçar esse tema que pode resultar em grandes mudanças sociais positivas para nosso país. Se eles se engajarem no movimento TIB (Together is Better) que a ACATE (Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia), o ICOM (Instituto Comunitário da Grande Florianópolis), a FMSS (Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho) e o IVA (Instituto Voluntários em Ação) iniciaram em 2010, toda a sociedade tem muito a ganhar. Através do TIB’10, Santa Catarina deu o primeiro passo na discussão ampla do tema. O evento, que contou com palestrantes do Vale do Silício, do Google, da IBM, dentre outros, foi um sucesso absoluto. O grande desafio agora é dar continuidade a esse movimento atraindo outros parceiros, prioritariamente das área de comunicação, marketing e social media para engajar cada vez mais pessoas e organizações. Como fellow de uma organização internacional de combate à pobreza mundial, o Synergos Institute, estarei me Nova York participando e cobrindo esse evento tão importante. Além dos parceiros do TIB já citados, o Acontecendo Aqui e este blog, o TI Santa Catarina estão engajados e transmitirão as notícias e novidades do evento, que também poderá ser assistido ao vivo via Livestream (em inglês) com inscrição por aqui. E você, gostaria de fazer parte desse movimento? Acha que pode...

Leia Mais

Curso de arquitetura de informação para profissionais de internet

O principal trabalho de um arquiteto de informação é organizar a informação de um website para que seus usuários possam encontrar coisas e alcançar seus objetivos. Entender o papel desse novo profissional é essencial para o sucesso de um negócio na área digital. Pensando nisso, a Clear Educação e Inovação, empresa de capacitação e treinamento para líderes e empreendedores em diversas áreas, com foco especial em Marketing e Negócios Digitais preparou uma série de cursos de curta duração. Arquitetura de Informação e Usabilidade é o segundo tema a ser abordado, onde serão ensinadas técnicas e metodologias aos profissionais que desejam trabalhar nesse meio ou aprender a demandar projetos que envolvam o trabalho de um arquiteto de informação. O objetivo do curso é trazer um panorama sobre Arquitetura de Informação e Usabilidade: processos técnicos, metodologias, influências nos negócios digitais, integração de website com as mídias sociais e mensuração de resultados fazem parte do programa de ensino. Pesquisas com clientes e usuários, pesquisas contextuais e de conteúdo, benchmark (site atual, sites concorrentes e sites de referências), web analytics e dados estatísticos, além de avaliações heurísticas são essenciais para conhecer o público-alvo e garantir sucesso no projeto. Assim, os alunos vão aprender a aliar o conhecimento a seu favor, assimilando na prática os conteúdos que do curso. O treinamento vai oferecer apostila, newsletter oficial com artigos, bibliografia, download da aula e painel de networking (relação dos participantes que autorizaram a divulgação de seus emails para troca de experiências), coffee break e certificado de conclusão. O arquiteto de informação e professor universitário Hélio Costa será responsável por ministrar o curso com duração de 16 horas. Ele possui MBA em Planejamento, Gestão e Marketing Digital e já passou por grandes empresas como Telefonica e Santander e também por agências atendendo marcas como Nestlé, Semp Toshiba entre outras. Atualmente é Analista de Marketing da Dígitro. A Arquitetura de Informação é extremamente importante para um projeto web, pois por meio de seus métodos e ferramentas, possibilita conhecermos com mais detalhes os usuários que irão acessar o site e assim fazer com que seja mais organizado e eficiente. Os responsáveis do site, por sua vez, ganham usuários mais fiéis, uma conversão maior em vendas e leads, mais persuasão do site e a facilidade de entregar a informação necessária e útil ao cliente. Hélio Costa, professor O curso é inédito em Santa Catarina e tem a proposta de entender as principais mudanças ocorridas na Comunicação e no Marketing nos últimos anos. Além de conhecer o novo perfil dos gestores que trabalham nesse meio, a internet abre um leque de possibilidades, mas é preciso saber usá-las. Assim, com conhecimento e troca de experiências entre profissionais e estudantes, é possível fazer um bom networking para uma carreira de sucesso. Para saber mais informações sobre esse curso e outros oferecidos pela Clear Educação e Inovação pelo telefone (48) 3039-1228 ou no site http://www.cleareducacao.com.br. Acompanhe as notícias também pelo twitter...

Leia Mais
Tecnologia de gestão auxilia governo de SC na prevenção a desastres
maio25

Tecnologia de gestão auxilia governo de SC na prevenção a desastres

Chuvas fortes e secas prolongadas não são novidades no Brasil e, de acordo com previsões meteorológicas, irão aumentar de frequência e intensidade ao longo da década. Consequências disso são as enchentes, os deslizamentos, as populações desprevenidas e as perdas associadas a esses eventos. Países como Índia, China, EUA e Japão já possuem sistemas bastante desenvolvidos de prevenção a desastres e o Brasil ruma nesse caminho. O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) será responsável pela criação do Sistema Nacional de Prevenção e Alerta para Desastres Naturais, que fará um levantamento das áreas de risco e montará uma rede coordenada para prevenção de novos desastres. O Estado de Santa Catarina já avança nesse sentido e conta com tecnologias em prol da prevenção de desastres. O estado é um dos que mais tem sofrido nos últimos anos, ao mesmo tempo que tem sido referência para os demais no uso de tecnologias para prevenção, desenvolvidas no próprio solo catarinense. O sistema de gestão do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) foi desenvolvido de forma a proporcionar meios de auxiliar as autoridades na tomada de decisões na iminência de um desastre e, para tanto, possui dois módulos específicos. O primeiro deles é o sistema de ocorrências nas rodovias, que possibilita aos usuários e governo obter informações em tempo real sobre diversas ocorrências que possam inviabilizar o tráfego, como, por exemplo, queda de barreiras, alagamento de pistas, acidentes de grande vulto, manutenções programadas nas rodovias (tapa buracos, roçadas), circulação de carga de grandes dimensões (turbina de uma hidrelétrica, etc.), entre outros diversos incidentes que prejudicam o deslocamento de pistas. Todas essas ações podem ser vistas em tempo real por qualquer pessoa no site. O segundo, denominado sistema de operação de barragens, tem por objetivo divulgar informações sobre as barragens de contenções de cheias da região do Alto Vale do Itajaí – região catarinense mais propensa a enchentes. As informações divulgadas são: nível de ocupação do reservatório, situação das comportas (abertas/fechadas); fotos, entre outros. Tem sido de fundamental importância o uso destas informações para que o Deinfra possa tomar suas decisões com relação ao escoamento de águas à frente da barragem, além do uso por parte da população e órgãos de impressa e governo, principalmente a defesa civil. Teoricamente, se estiver chovendo, por exemplo, na região do Vale do Itajaí, as barragens têm que ficar o máximo de tempo possível fechadas para evitar que um grande volume de água afete os rios da cidade. Maria Waleska Pinho, Gerente de Tecnologia da Informação do DENFRA Solução Sider Ambos os sistemas fazem parte do Sider, solução integrada para a gestão de departamentos de infraestrutura, transportes e obras, desenvolvida pela Softplan/Poligraph, uma das maiores empresas de software de gestão do país. O Sider é uma ferramenta completa e integrada às demandas de informatização de cada órgão. Presente em treze departamentos de infraestrutura do país, a solução proporciona a tomada de decisão baseada em informações seguras e promove inteligência à gestão do órgão, otimização dos recursos, celeridade e melhoria dos serviços prestados à sociedade. O resultado são informações confiáveis e consolidadas, acessadas com...

Leia Mais
Portugueses buscam sinergia com TI de SC
maio25

Portugueses buscam sinergia com TI de SC

Uma comitiva de empresários portugueses e representantes da Universidade do Porto estão em Florianópolis para conhecer as empresas de tecnologia da Capital e desenvolver projetos em parceria entre os dois países. A visita, realizada pela primeira vez no Brasil, quer criar um intercâmbio frequente entre as empresas e universidades brasileiras e portuguesas na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A visita em Florianópolis não aconteceu por acaso. A Universidade do Porto, responsável pela comitiva empresarial, fez uma pesquisa inicial antes de vir ao País. Os empresários portugueses passaram esta terça na Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e tiveram a oportunidade de identificar e buscar sinergia na atuação de cada uma delas. Na segunda, os portugueses estiveram na incubadora CELTA, mantida pela Fundação Certi. Levamos alguns meses para conhecer, a distância, o mercado de tecnologia do Brasil. O que percebemos é que Florianópolis tem uma vocação crescente para a tecnologia e está bastante avançada se comparada ao restante do País. Nos surpreendeu pelo alto nível tecnológico. Em algumas áreas o nível compete de igual para igual com os países Europeus. O Brasil é uma porta aberta na América do Sul e nós podemos ser para as empresas brasileiras uma porta na Europa. Muito deve ser feito a partir desses encontros. O contato entre os empresários tem sido produtivo porque há, antes de tudo, ligações culturais. Houve uma troca de informações intensa. Felipe Ávila da Costa, responsável pela comunicação do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto Seis empresas portuguesas integram a comitiva: Tomorrow Options, Practical Way Software, Nonius Group, Gema Interactive Media, Ewen Gestão de Energia & Ambiente e Adclick Digital Marketing. A partir deste encontro a Universidade do Porto deve protocolar acordos de cooperação com a ACATE e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a fim de fomentar o intercâmbio e os negócios entre os dois países. Veja mais fotos como esta em Comunidade ACATE Este relacionamento com os portugueses representa uma real oportunidade da internacionalização de micro a médias empresas de Santa Catarina. Portugal pode se tornar uma plataforma de negócios e de pesquisa cooperada com o objetivo de levar a tecnologia catarinense para o mercado europeu por meio de parcerias, joint ventures e representações. Jamile Sabatini Marques, diretora executiva da ACATE A comitiva passará ainda por São Paulo e, por fim, irão visitar o Chile. O objetivo da missão pelos dois países é o de interagir com organizações inovadoras na América...

Leia Mais