Outplan confirma compra pelo Grupo RBS

O TI Santa Catarina já havia antecipado, mas somente agora a catarinense Outplan confirmou sua associação com o Grupo RBS, do Rio Grande do Sul. O grupo de comunicação gaúcho adquiriu 30% do capital da Outplan, empresa que atua em âmbito nacional nas áreas de ticketing, softwares para e-business e e-commerce. A Outplan, por meio de parceria com a Visa, é a empresa responsável pelo projeto Futebolcard ? um sistema pioneiro na venda online de ingressos para partidas de futebol e acesso aos estádios utilizando o cartão de crédito.

Atualmente, já trabalha com a venda de ingressos online e on-site (bilheterias) para nove grandes clubes de futebol brasileiros ? Palmeiras, São Paulo, Botafogo, Santos, Figueirense, Ponte Preta, Avaí, Guaratinguetá e Bahia ? e a expectativa é estar em 15 estádios até 2010. Esta parceria com a Outplan faz parte da estratégia do Grupo RBS de crescer em novos mercados por meio de iniciativas voltadas ao mundo digital e eventos ligados a esportes e entretenimento.

Com 85% do faturamento concentrados em negócios na região Sudeste, especialmente em São Paulo, a Outplan planeja expandir sua operação de bilheteria física e web nos principais clubes de futebol brasileiros, operar estádios em outros países e diversificar a atuação para novos segmentos como shows, outros eventos esportivos e teatros. Os projetos envolvem ainda ações de marketing promocional nos estádios e de marketing direto através de um mailing qualificado, com torcedores apaixonados pelos seus times.

Atualmente, a Outplan está responsável pela bilheteria do Rodeio de Barretos e pela penúltima etapa mundial do Campeonato de Motocross, que será realizado em Santa Catarina. Com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), viabilizará a venda de ingressos e acessos para o jogo Brasil x Chile, em setembro, em uma eliminatória da Copa do Mundo de 2010. No ano passado, em conjunto com a Visa, a Outplan realizou com a FIFA um projeto piloto no mundial de futsal.

Daqui para frente, o Grupo RBS participará das decisões estratégicas da Outplan e acompanhará seus resultados por meio do Conselho de Administração. A gestão da empresa permanecerá a cargo dos sócios-fundadores. As negociações duraram cerca de dez meses até o acordo ser oficializado, no início de agosto. A parceria torna a Outplan uma S/A de capital fechado, além de colocá-la entre as grandes companhias do setor de ticketing.

Mais sobre o Futebolcard

Em 2006, a Outplan lançou o sistema Visa PassFirst, em parceria com a Visa, que permite aos torcedores utilizarem o cartão de crédito na compra de ingressos pela internet e utilizar o próprio cartão, com o qual realizou a compra, como meio de acesso ao estádio. A tecnologia, até então inédita no mundo, já está disponível nos estádios Palestra Itália, Morumbi, Vila Belmiro, Engenhão, Orlando Scarpelli, Ninho da Graça, Ressacada, Moises Lucarelli e Pituaçu, além do Museu do Futebol, no Pacaembu. Ao todo, são mais de 159 mil espaços disponíveis para venda, o que gera 30 empregos diretos e 380 indiretos.

Com informações da assessoria de imprensa da Outplan

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. ? sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem