A Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), deu o pontapé inicial para as ações do Geração TEC, programa estadual de capacitação em tecnologia da informação e comunicação.

A primeira etapa do programa será em Florianópolis, onde a pré-seleção começa nesta quinta-feira (21). O curso é gratuito, sendo necessário que os candidatos tenham a partir de 17 anos, ensino fundamental completo e não trabalhem com programação. Os interessados podem se inscrever no site: www.geracaotecsc.com.br.

Esta é uma área em crescimento e o Governo quer investir ainda mais, propiciando desenvolvimento econômico e colocando Santa Catarina como estado máximo em inovação.

Paulo Bornhausen, secretário de Estado

O programa tem apoio institucional da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE). Segundo pesquisa da entidade em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, em um universo de 112 empresas instaladas em Florianópolis, há atualmente 560 vagas em aberto para profissionais qualificados na área de tecnologia da informação e comunicação, além de uma demanda estimada em 1.517 até o final de 2011.

Com este cenário de muitas oportunidades no setor tecnológico, o programa Geração TEC terá importância fundamental na formação e inserção dos jovens neste mercado, inicialmente em Florianópolis e no futuro para os principais polos regionais de tecnologia.

Rui Gonçalves, presidente da ACATE

Com um currículo diferenciado e voltado para as necessidades do mercado catarinense, a capacitação se estenderá para todas as regiões do Estado. A meta será formar cinco mil novos programadores em Santa Catarina até 2014, reduzindo o atual déficit de profissionais especializados.